quinta-feira, maio 08, 2008

Demissão do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Azeitão

Pedido de demissão entregue ao Presidente da Assembleia do AgrupamentoVertical de Escolas de Azeitão
Vai para três anos que, culminando um processo democrático amplamenteparticipado, tomou posse este Conselho Executivo. Assumimos, então, o compromisso de 'cumprir com lealdade' as funções que nos eram confiadas, funções que decorriam de um quadro legislativo bem diverso do actual. Neste exercício, democratizámos as relações inter-pares, gerámos expectativas e esperanças, fomentámos a iniciativa e a criatividade, quisemos aprofundar arelação pedagógica, libertando os professores de tarefas menores, parabenefício dos alunos. Respeitando as pessoas e dignificando a Escola. Porém, as regras mudaram a meio do jogo. É agora bem diferente enquadramento legal que regula a nossa acção. Uma incontinência legislativa inexplicável minou e desvirtuou os compromissos que assumíramos: não nos propusemos asfixiar os professores em tarefas burocráticas sem sentido, alheias ao objecto da sua missão; não nos propusemos fragilizar o estatuto dos profissionais da educação; não nos propusemos submergir os docentes em relatórios, planos, projectos, registos, sem que daí resultassem vantagens ou benefícios para os alunos; nem nos propusemos liquidar o espaço de participação democrática na escola.Com a actual publicação do Dec. Lei nº 75/2008 suprime-se tudo o que dedinâmico, criativo e participado existia na gestão das escolas. A opção por um órgão unipessoal – o director, a sua selecção num colégio eleitoral restrito, as nomeações dos responsáveis pelos cargos de gestão intermédia pelo director, são medidas que não têm em conta os princípios de uma gestão assente na separação de poderes entre os vários órgãos. Este diploma potencia riscos de autocracia e não reconhece o primado da pedagogia e do científico face ao administrativo. Encerra uma lógica economicista eempresarial adversa à verdadeira missão da escola. Não valoriza nem reconhece a diversidade de opiniões e a consequente construção de consensos como motores privilegiados da mudança e da promoção de uma escola de qualidade. Não permite que a instituição escolar se constitua como um espaço privilegiado de experiências de cidadania. Em suma, passados 34 anos sobre o 25 de Abril, o modelo democrático degestão chegou ao fim. E aos órgãos democraticamente eleitos, convertidos em comissão liquidatária, é 'encomendada' a tarefa de, negando a sua próprianatureza, abrirem caminho a um ciclo de autoridade não sufragada, decentralismo, e até de governamentalização da vida das escolas.Por considerar que o novo modelo de gestão atenta contra valores eprincípios que sempre defendi, e por não querer associar-me à sua implementação, eu, Maria Leonor Caldeira Duarte, apresento o pedido dedemissão do cargo de Vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão.

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quarta-feira, maio 07, 2008

Maria de Lurdes Rodrigues em entrevista à TVI

Estatuto sócio-económico dos professores ficou intocável
Por Margarida Davim

A ministra da Educação recusa a ideia de estar em luta com os docentes e define o seu mandato como «três anos de trabalho intenso em defesa da escola pública». Em entrevista a Constança Cunha e Sá, Maria de Lurdes Rodrigues explicou que a sua política educativa é «orientada para os alunos e para as famílias»
Comentários

A Sra. Ministra da Educação é mentirosa. Afirmo-o aqui publicamente. O estatuto socio-económico da grande maioria dos professores é agora pouco mais do que miserável. Se eu não tiver razão no juízo que fiz, ela que me processe por calúnia. Mas não o fará porque sabe que tenho razão. Sobra-lhe em descaramento o que lhe falta em honestidade...
indianajaime, em 2008-05-07 08:06:04

Os professores ainda vão ter saudades desta ministra...
tokarev, em 2008-05-07 07:52:43

No meu tempo de jovem, a Escola era "Espartana"!...Havia excelentes professores e maus professores, como sempre houve, há e haverá!...No Liceu Latino Coelho em Lamego,por onde tive o privilégio de "passear" os livros, a autoridade do Reitor sobre os alunos e sobre os professores era indiscutível, e, à excepção de uma ou outra irreverência, castigada com benevolência, tudo caminhava com ordem e civilidade!... Quem queria aprender tinha a possibilidade de caminhar em frente, e os poucos que queriam passear os livros, tinha a liberdade de fazê-lo!...Hoje, os poucos alunos que querem seguir em frente, não o podem fazer pelo "caos" em que a Escola está transformada pela tomada do "poder absoluto" pela esmagadora maioria dos irreverentes passeantes de livros, numa indiciplina incontrolável!...Pois é, Senhora Ministra, a Escola de hoje, deu no que deu, pela politica populista de tirar a autoridade à Escola e entregá-la aos alunos e ás famílias!...O "esterco" acumulou-se de um modo tal, que jamais teremos uma escola sadia como nos meus velhos tempos da década de cinquenta e sessente do século passado!...Que saudades do Liceu Latino Coelho e do seu bom Reitor Dr. Silveira....
cambres, em 2008-05-07 03:22:30

Sabem o Que faz falta neste país, é um Luís XIV para cortar a cabeça aos novos nobres, só assim eles aprendem, pelo menos os que vierem asseguir. Isto só muda com um novo 25 de Abril mas agora sem cravos, pode ser que assim lhes fique na memória o mal que andam a fazer ao povo.
Nostradamus, em 2008-05-07 03:08:01
Axel67, em 2008-05-07 01:24:28

Até quando vamos permitir que os nossos filhos sejam as cobaias de uma política educativa suicida? Até quando vamos permitir que, em nome de um hipotético deficit, estejam a hipotecar o futuro dos nossos filhos e o futuro de Portugal como Nação?Acordem!
1640, em 2008-05-07 01:17:31

E o que me aflige mais, é que não sei o que posso fazer para ajudar este meu pobre país, entregue a políticos chulos e sem escrúpulos. Sonhos dos meus 19 anos por alturas do 25Abr que se diluíram nas peripécias da vida e nestas sanguessugas que esvaiem o dinheiro de todos nós. Volta Salazar! Estás perdoado! Faz outro 28 de Maio e corre com esta corja.
Viman, em 2008-05-07 01:13:59
Axel67, em 2008-05-07 01:08:52

Está tudo resolvido... a solução está a caminho... podemos resumir tudo nesta frase: Ligue-se o Intestino Grosso ao Cérebro... A ignorância em termos educativos, pedagógicos, filósóficos é uma coisa, a pseudo-sabedoria (leia-se estupidez) é outra coisa bem diferente... A Ministra da educação consegue, com esta entrevista juntar as duas coisas...Agora os pais, que tanto criticam os professores, que se "amanhem"... Ficam pelo menos preparados para a vida política... Viva esta Ministra da educação, a nossa salvadora. Obrigado por tanta lucidez... longa vida... Mas por favor não adormeça porque essas brilhantes ideias devem acontecer quando tem pesadelos...Fernando Evangelista Bastos
Bastos, em 2008-05-07 01:07:09

Sou pai de 4 filhos. Todos iguais, todos diferentes. 2 que se esforçam e sacrificam agora - 1 já licenciado e outro a fazer por isso. E 2 que não se esforçaram - 1 a trabalhar sem acabar o curso e outro ainda a acabar o 9º ano.Quer a burra da ministra que tenham os mesmos diplomas para ficar bem na fotografia das estatísticas??? Vou recomendar aos meus filhos que não têm canudo para não se esforçarem e comprem um aparelho de fax...Cambada de políticos que temos de sustentar...
Viman, em 2008-05-07 00:58:07

peixeirada e amcsol têm razão. Quem na próxima geração vai ocupar os bons tachos e as boas sinecuras? Os filhos de quem é alguém hoje e já está nesses cargos, bem remunerados com o suor de nós todos e que assim têm condições de os pôr a estudar nos bons colégios e no estrangeiro. Quando chegar a altura para renovação dos tachos, lá estarão esses meninos, porque os outros, os da escola pública, coitaditos, 2+2=5 ou 3 ou tanto faz. As elites perpetuam-se. São mecanismos. Não lhes neguem capacidade de planeamento.
cacc01, em 2008-05-07 00:46:51

Esta ministra da educação é uma excelente substituta do rapazolas da freguesia do castelo que manda umas bocas em defesa das gansinas do b.e. Com esta futura ex-ministra da educação a mandar "bitates" no b.e. vai ser vitória certa! (De quem? Não sei!).
soldasombra, em 2008-05-07 00:41:24

quando se trabalha mais pelo mesmo dinheiro, não se pode dizer que o nosso estatuto ficou intocável. Nunca vi como agora um professor ser tratado abaixo de cão. Alguém já viu as normativas do GAVE para as provas de aferição do 6ºano? No fim de ler tudo, senti que alguém me tinha chamado incompetente.
gustaria, em 2008-05-07 00:40:59

A escola já não é escola! É um lugar para guardar crianças e adolescentes. tenho um filho no 3º ciclo do ensino básico e ando seriamente preocupada com o cenário que ele me conta todos os dias em relação aos comportamentos e atitudes dos colegas. Adolescentes á deriva pela escola e com a bendita "ginástica" de todos os responsáveis, chegaram ao fim do 2º período e a média da turma subiu significativamente. Que evolução nas aprendizagens!!! Fico impressionada quando a EXma. Sra. ministra da educação aplaude estas acrobacias de trapézio.Vivemos num autêntico circo!!! O que será destes jovens? Deste país?
impressionada, em 2008-05-07 00:40:31
gustaria, em 2008-05-07 00:36:49

É tudo muito simples: os pobres são burros e os ricos inteligentes. tente perceber-se como se fazem fortunas em Portugal e aí temos a resposta para o que as escola têm que fazer na realidade. Isto só dura enquanto durar a sr.ª ministra que eu, obviamente respeito institucionalmente.
peixeirada, em 2008-05-07 00:31:20

Não entendo Sr.ª Ministra. Dê-me oportunidade de me clonar.
peixeirada, em 2008-05-07 00:27:41

Creio que gradualmente se consolidará a ideia de que esta mulher é completamente irresponsável e desumana. Meteu na tola um esquema de fabricar sucesso escolar, mesmo a martelo... e os alunos deliram e os papás começaram a bater com as mãos mas já estão a ver que este mito da escolaridade obrigatória só serve para tirar hipóteses na sala de aula aos filhos dos pobres que, embora inteligentes, não podem competir com os outros, que têm dinheiro para os explicadores e entrarão nos cursos de prestígio e dinheiro.A ministra vê nos professores uns funcionários sem licenciaturas, nem estágios, nem formação, nem bom senso... nem dignidade, que fabricam sucesso à pazada. Sem poder dar umas valentes chicotadas em tantos burros e malcriados que abandalham toda a evolução e ascensão social dos estudantes normais.Hoje o 9º ano (pelo menos) nem à antiga 3ª classe tem equivalência, em ler, escrever e contar! Perguntem! Faççam estudos! Inquéritos1 Estatísticas! Digam simplesmente a Verdade ao Povo. Aos pobres, cada vez mais burros (crédulos) e sem hipóteses no futuro dos filhos!
amcsol, em 2008-05-07 00:26:54

Todos os esforços que a Sr.ª ministra diz já se fazem há muitos anos e deram no que deram. Que querem agora? Pensam que vêm com novidades? Enganam-se... portugal assim será um país de vendidos a outros interesses que não os nossos.
peixeirada, em 2008-05-07 00:25:28

Sou prof. há 32 anos e sempre o sucesso escolar dos meus alunos foram a minha prioridade. Sinto orgulho naquilo que sou e faço e sinto-me muito preocupada pelo rumo que a Educação está a tomar, pois o facilitismo não é o melhor caminho para se atingir uma escola de qualidade para todos.Atacar um grupo de profissionais que todos os dias lida com crianças e adolecentes, os ensina, os educa, os ouve, é apenas e só péssima política.
llbfs, em 2008-05-07 00:25:20

SUGESTÃO À SRª MINISTRA DA EDUCAÇÃO:1 - FECHE AS ESCOLAS, COM MENOS DE 1000 ALUNOS, SE EVENTUALMENTE TIVER ALGUMA DÚVIDA, É SÓ PERGUNTAR AO SEU EX-COLEGA, CORREIA DE CAMPOS, ELE JÁ TEM A EXPERIÊNCIA DO ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS.2 – CONTRATE A BOLYCAO PARA QUE ESTA FAÇA A DISTRIBUIÇÃO DE DIPLOMAS; EU EXPLICO, OS NOSSOS ALUNOS COMPRAM UM BOLYCAO E EM VEZ DE SAIR UM AUTOCOLANTE DA BONECADA, SAI UM DIPLOMA DE 9ºANO, 12º ANO E COM UM POUCO DE SORTE ATÉ PODE SAIR UMA LICENCIATURA, UM MESTRADO UM DOUTORAMENTO. SE AINDA NÃO PERCEBEU, EU EXPLICO MELHOR; IMAGINE QUE O NOSSO PRIMEIRO VAI A UM SUPERMERCADO COMPRAR UM BOLYCAO E QUE O BRINDE QUE ACOMPANHA O PÃO COM CHOCOLATE É UMA LICENCIATURA EM ENGENHARIA, QUEM DIZ O NOSSO PRIMEIRO, DIZ O ARMANDINHO VAREJÃO. QUAIS AS VANTAGENS? (PERGUNTARÁ A SRª MINISTRA) AS VANTAGENS SÃO ÓBVIAS, CADA ALUNO CUSTARÁ AO ESTADO MUITO MENOS DO QUE OS TAIS 3000 EUROS, CLARO PODERÃO NÃO SABER NADA DE NADA, MAS ISSO TAMBÉM NÃO É IMPORTANTE; IMPORTANTE É QUE OS DIPLOMAS SEJAM DISTRIBUÍDOS APESAR DE CONTINUARMOS IGNORANTES. ( EM ABRIL DE 1974 DIZIA-SE QUE “A IGNORÂNCIA É FACHISTA”. PERGUNTO: JÁ NÃO É?
altapinto, em 2008-05-07 00:23:33

Sou professor e fui aluno chumbado, comigo deu resultado. Fui penalizado porque fiz por merecer. Hoje compreendo melhor os alunos que se esforçam e fazem pela vida e merecem ser premiados, por isso mesmo peço ao Srs governantes que mudem a escala que vai de 1 a 5 no ensino básico e a coloquem de 3 a 5.Haja paciência para aturar tanta demagogia.
fxavier, em 2008-05-07 00:15:03

óbviamente que não vou comentar o que disse a Sr.ª Ministra da Educação, por respeito que tenho à sua Pessoa, ao cargo que desempenha no Governo da República e às próprias Instituições republicanas! Dito isto, resulta para mim óbvio que não me revejo substantivamente num conjunto argumentativo que hoje ouvi, mas direi mais: o país e a República está já a pagar muito caro toda uma política de "deriva educativa" com que os últimos trinta anos de Democracia Política "bajularam" a população portuguesa, neste sector de extrema importância para o desenvolvimento psico-socio-cultural das populações! Tal panorama irá acentuar-se, à medida que, num mercado global, se detectarem, e quiçá se aprofundarem, as discrepâncias socio-educacionais entre Portugal e os seus parceiros concorrencias europeus, o que, não é preciso ser profeta, não augura nada de bom no horizonte próximo..., a não ser que se começe a repensar uma Reforma Estrutural do Sistema Educativo a longo prazo! E esta terá de começar por tês lemas: despolitizar, no sentido corrente, o Serviço Público de Educação; desconcentra Serviços; aumentar as exigências em termos da optimização da aquisição de competências e conteúdos e do cumprimento de objectivos bem definidos! Com todo o respeito ao debate político quotidiano, mas a Educação é "Rés" bem séria para estar submetida assim ao balanço conjuntural de um Sistema, por essência, instável! Neste capítulo, ao contrário porventura do que pensa a generalidade dos sucessivos Ministérios que se sucederam na 05 de Outubro, crei bem que, como disse o Sr. Presidente da Repúiblica na sua notável intervenção do 25 de Abri, na Sessão Solene da Assembleia da República, Abril continua, num certo sentido, por cumprir.Miguel, Salvaterra, Galícia, 07.
nuncaapenaembotouaespada, em 2008-05-07 00:10:00

Facilitismo sim. Acho muito bem. Estes snrs. politicos de hoje chegaram aos cargos onde estão como. Alguém lhes conhece currículo fora das jotinhas? E os diplomas, não são todos das "Universidades Independentes" deste País? Universidades que eles próprios criaram claro está.Não se lhes pode negar capacidade de planeamento! Currículo na vida real, vida de trabalho, alguém lhes conhece? Não claro que não. Facilitismo sim. Cada um de nós vê o Mundo pelos seus próprios padrões e experiências. Alguém ainda se admira que estes snrs. promovam o facilitismo? Facilitismo sim! E dos meus alunos está garantido, só para ser moderno e no verdadeiro espirito de funcionário público, fielmente servil, não ierei dar nem uma negativa. Prometo. Já agora hoje em dia não há negativas, níveis inferiores a três, é assim a moderna semântica. Não vou atribuir nem um. 250 alunos, 500 pais, 6 membros do conselho executivo satisfeitos. Sou ou não sou bom?
cacc01, em 2008-05-07 00:09:21

Sou professor já lá vão 34 anos...Adaptei-me às novas tecnologias; diversifico até à exaustão as estratégias;faço de tudo para motivar os meus alunos; consigo uma relação amistosa e de respeito com todos eles, mas..."o maior cego é aquele que não quer ver" e infelizmente há alunos que não assumem a mais pequena das responsabilidades, que não aceitam fazer o mais pequeno esforço, para quem a escola é tão só um pretexto para sair de casa todos os dias, encontrar os colegas e vadiar literalmente,e se estão borrifando para tudo o que implique alguma responsabilidade.Será que a reprovação é mesmo retrógada? Será que a Srª Ministra conhece a realidade?
educato, em 2008-05-06 23:57:58

Antes da lei do aborto esta ministra nãopodia existir ! Agora já pode !!! Já é possível haver abortos !É a pior ministra que alguma vez existiu em Portugal: prepotente, estúpida, inculta, cínica, autoritária e mentirosa ! Para onde vai este país com ministros destes ? Deus não existe ! Porque se existisse esta calamidade não podia acontecer. A democracia está em perigo com gente desta. Esperemos que o povo saiba usar bem a sua arma: O VOTO ...
Panterarocha, em 2008-05-06 23:54:39

Afinal o professor que no Prós e Contras afirmou ter sido "aconselhado" por um inspector a não reprovar alunos e depois obrigado a retratar-se, tento a simpática funcionária do governo, de seu nome Fátima Campos Ferreira, dado nota desse facto em programa posterior, não estaria a mentir! A ministra ficou em estado de choque (coitada!...) nesse momento, mas agora é ela própria, via comunicação social, a reterar essa mesma orientação a Bem da Nação.Que nojo.
professorjoao, em 2008-05-06 23:46:09

Já não existe duvida,os nossos governantes querem numeros ,sondagens ,mostrar serviço para dar o salto para cargos na Europa.Mas os restantes governantes desta Europa ,tambem não são muito espertos ,basta olhar como está o nosso Portugal,para ver a realidade dos nossos governantes.
eduvelho, em 2008-05-06 23:44:51

A Srª Ministra deu hoje ao país mais uma lição de pura demagogia. Mas quem é que ainda acredita neste discurso? Só vai nesta conversa quem não conhece minimamente o que se passa na escola. Estatuto do aluno ? Qual exigência ? É o mais deliberado convite ao facilitaismo e à desresponsabilização do aluno. Até agora o aluno faltava e assumia a responsabilidade por isso. Agora o aluno falta e faz uma provazeca e passa e pode continuar a faltar e assim sucessivamente até chegar sabe-se lá onde... Ter os alunos na escola custa dinheiro então é mesmo melhor que faltem e que no final do ano passem! Porreiro pá!
andrademanuel, em 2008-05-06 23:43:21

Eu como pai não vou na conversa desta senhora e apelo a todos os pais que rejeitem isto de passar sem saber nada. Quanto aos professores, coitados, que ponha no papel aquilo que apregoa. Tenha coragem. Falou em privilégios dos professores. quais privilégios? só se forem o terem que comprar carro aos bancos para o poderem ser e o ordenado que fica pela estrada fora. O mundo ficou doente com a doença das vacas loucas de certeza.
peixeirada, em 2008-05-06 23:43:07

Afinal o que é que eu ando a fazer? É incrível! Tou tolo como nunca em mais de 30 anos não sei o que hei-de fazer. É uma no cravo e outra na ferradura. Penso que se não fossem os sindicatos teríamos 20 mil em Lisboa e esta senhora ia fazer experiências para outro lado.
peixeirada, em 2008-05-06 23:39:24

como é que é possível um discurso destes numa ministra da educação??????? tá tudo doido????? defender a escola pública e dar tudo aos meninos e retirar tudo aos professores?????? Mais reforço para o facilitismo e a "deseducação" no seu melhor!!!!!!!
casablanca1955, em 2008-05-06 23:37:01

Trabalho em defesa do quê??!!Orientado para quem??!!E o estatuto sócio-económico dos professores o quê??!Será que estou a lêr bem??!! Será ue a Marijuana já foi liberalizada e eu não dei por isso!!? Só pode! Quem fala assim não está neste mundo...
cambralenta, em 2008-05-06 23:10:41

Pois eu, talvez por ser retrógrada, quero que os meus filhos passem por mérito própio. Ou, fiquem retidos, caso o mereçam. Esta senhora, achará mesmo, que a retenção não é benéfica, ou sai mais barata? A sua política educativa, obviamente não premeia o trabalho. Arrecada dinheiro. E em meu nome, não fala. Era só o que faltava!!!
aminhaopiniao, em 2008-05-06 23:03:37

O que ela quer dizer... é que o que interessa é a quantidade e está a marimbar se para a qualidade!Quer menos chumbos??????????? Mas afinal não é o que todos queremos? Mas não a custa de notas forçadas para ajudar nas estatísticas! Quem merece passa quem não merece fica e que se esforce mais para o ano.Os pais tem o dever de incutir nos filhos que a vida não é fácil e só serão alguém se forem bons naquilo que fazem!Já ouço miúdos que dizem que estão a marimbar se para os estudos... dizem que se não for este ano mais tarde ou mais cedo há novas oportunidades para eles!E é verdade! Os nossos políticos agem para que este clima de facilitismo nos alunos perdure e se agrave!