O SINDEP e a FECAP e o Ministério da Educação regressam à mesa de negociações na próxima quarta-feira caso surja algum dado novo suficientemente forte a ponto de levar à desmarcação da greve anunciada para 22 e 23 deste mês.
O Ministério de Educação e Ensino Superior sem avançar alguma data precisa reafirmou ontem durante a ronda negocial com os sindicatos que os professores vão receber ainda este ano os montantes relativos às promoções e progressões de 2003 e 2004.
De acordo com o presidente do SINDEP, Nicolau Furtado, o MEES reafirmou, durante o encontro de ontem, «a reclassificação, ainda este ano, dos professores diplomados em 2004 e 2005 ignorando os retroactivos que são devidos».
A integração dos professores no sistema de Previdência Social, outra das reivindicações dos docentes, nem sequer foi ventilada, segundo Nicolau Furtado, pelos representantes do MEES que «não confirmaram a existência, a nível das Finanças, de qualquer plano de pagamentos dos atrasados das progressões de 2003 e 2004 a ser executado a partir de 22 próximo».
Contudo, segundo uma fonte, o pagamento vai mesmo avançar podendo mesmo começar antes da data prevista e conta com o envolvimento pessoal da Ministra das Finanças, Cristina Duarte, que levou a questão para o Conselho de Ministros de ontem.
Recorde-se que os sindicatos (SINDEP e FECAP) têm marcada para os dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira) a greve de professores em todo o país.
Sem comentários:
Enviar um comentário