domingo, março 25, 2007

O aluno rebelde"Queria era jogar à bola e passear"


O aluno rebelde


"Queria era jogar à bola e passear"



"Era cada aula, cada falta disciplinar". Bruno Machado, 15 anos, ainda esboça um ligeiro sorriso ao relembrar os tempos - não muito longínquos - em que se entretinha a "animar" as aulas na Escola EB 2/3 de Valadares.Hoje, jura que tomou juízo. E quando se lhe pede que tente explicar porque martirizava a vida dos professores, perturbando as aulas e, assim, impedindo os outros seus colegas de aprender, sai-lhe de imediato "Não entendia nada do que ouvia". E continua "Tinha que estar sentado a ouvir o que os professores falavam, não havia nada de prático para fazer. Eu chateava-me e portava-me mal". Hoje, sente-se mais motivado na "Secundária" local, onde frequenta um curso de Educação e Formação de Electricista. "Aqui tenho mais liberdade, não tenho só que ouvir, também faço coisas". Ao lado, Carlos Costa, 16 anos, e José Nunes, 17 anos, mostram, com orgulho,a oficina que haviam acabado de arrumar, cheios de brio. Seguem-se relatos, cheios de sorrisos, de passados de insucesso no ensino regular. "Eu reprovava por faltas logo no final do primeiro período", lembrava o Carlos, que esteve inscrito três vezes no 7.º ano. Porquê? "Não gostava daquilo, era tudo muito teórico, eu queria era jogar à bola e andar a passear", recordou.História idêntica foi a do José Nunes. "Eu até tinha bom comportamento, mas não tinha qualquer vontade em ir às aulas, faltava muito e não estudava", lembrou. Ambos reconhecem que, agora, sentem-se mais motivados com o curso de mecânica, que lhes irá conferir formação profissional de nível II e o 9.º ano de escolaridade. "Aqui trabalhamos, aprendemos algo de útil", concordaram. Ao lado, Isabel Ferreira, vice-presidente do Conselho Executivo, esclarece "Estes alunos estão muito mais motivados com este tipo de cursos. Do passado trazem na cabeça o que tanto ouviram na escola: que não eram capazes. Agora, comprovam precisamente o contrário.


FB


Bruno Machado

15 anos

Sem comentários: