terça-feira, fevereiro 10, 2009

Número de professores desempregados caiu quase 60%

Dados enviados para a imprensa pelo governo.... Porque será?????? Será que já se reformaram 60% dos Professores?????? O Governo deve estar feliz da vida.... reduz o desemprego e enche as escolas de novos profs a ganhar um salário de miséria..... tudo em nome do ensino, da estabilidade... tudo a Bem da Nação



2009-02-01
O número de professores inscritos nos centros de emprego passou de 12.877 para 5.521 entre Dezembro de 2005 e Dezembro de 2008, o que representa uma diminuição de 57,1 por cento.
Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Dezembro de 2005 estavam inscritos 9.148 docentes do 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundário e superior, mas passados três anos o número caiu para 2.671, menos 70,8 por cento.
Em relação ao grupo dos educadores de infância, professores do 1º ciclo do básico e docentes do ensino especial, a diminuição é inferior, ainda assim na ordem dos 23,5 por cento. Em relação a este grupo, estavam inscritos nos centros de emprego 3.729 professores em Dezembro de 2005 e 2.850 no mesmo mês do ano passado.
O Governo atribui a diminuição dos professores inscritos nos centros de emprego ao aumento da eficiência do recrutamento, ao alargamento das ofertas educativas, nomeadamente cursos de formação e profissionais, e à implementação da chamada escola a tempo inteiro.
"Alargámos enormemente aquilo que são as oportunidades de ensino e aprendizagem, através das várias reformas que implementámos. Foi necessário recrutar professores e é isso que permite verificar que hoje temos menos de metade do desemprego docente que tínhamos em 2005", congratulou-se o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, lembrando ainda o aumento do número de alunos.
O secretário de Estado sublinhou ainda a "renovação" que se tem verificado no corpo docente. Em 2005, acrescentou, mais de metade dos professores estavam nos últimos três escalões da carreira docente e muitas aposentações acabaram por ser aceleradas com a lei que permitiu a antecipação das reformas da administração pública.
Reconhecendo que actualmente há mais professores contratados e menos professores do quadro do que em 2005, o governante lembrou que as últimas entradas para o quadro aconteceram em 2006, com o concurso de professores válido para três anos.
"Este ano temos a oportunidade de dar um grande impulso a essa renovação com um concurso de professores válido para quatro anos, que vai permitir recrutar novos professores. Muitos dos contratados passarão aos lugares do quadro", afirmou.
Valter Lemos lembrou ainda que o objectivo central das políticas do Ministério da Educação "não pode ser reduzir ou aumentar o desemprego", mas sim "responder da melhor forma possível às necessidades de educação dos alunos".
"A melhor maneira de garantir o emprego dos professores, a sua estabilidade e carreira é recrutar professores para as verdadeiras necessidades do sistema, ao contrário da lógica que existiu durante anos e muitas vezes defendida pelas organizações sindicais: recrutar mesmo que não sejam precisos", criticou.

Sem comentários: