terça-feira, setembro 25, 2007

Jornadas Pedagógicas em Beiriz promovem formação de professores


Com o objectivo de melhorar os resultados escolares dos alunos, mais de uma centena de docentes e funcionários participaram na iniciativa “Rumo às novas oportunidades”, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Beiriz

"Rumo às novas oportunidades" foi o título das Jornadas Pedagógicas organizadas pelo Agrupamento de Escolas Campo Aberto, de Beiriz, que durante dois dias (13 e 14 de Setembro) reuniu cerca de uma centena de professores e funcionários, no auditório da Escola Prática de Serviços. A acção pretendeu, sobretudo, preparar, através de formação, estes agentes educativos para as dificuldades que possivelmente irão encontrar no seu dia-a-dia na escola, numa altura em que se inicia o ano lectivo, de forma a melhor responderem às necessidades dos alunos.
Com um vasto painel de palestrantes, que abordaram temas tão diversificados como: "novas realidades, novas oportunidades"; "práticas fundamentais para o sucesso"; "desafios à construção profissional do professor"; ou "a escola como comunidade", a iniciativa contou ainda com a presença de altos representantes do governo ligados panorama educacional: o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, a Directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, e o seu adjunto António Leite.
Para Luísa Tavares Moreira, presidente do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, estas jornadas são, essencialmente, feitas em prol dos alunos: "Em todos os inícios dos anos lectivos dedicamos alguns dias para reflectirmos e nos prepararmos para melhor servirmos os alunos e atingirmos os objectivos do nosso projecto educativo, que se baseia numa escola de valor, que trabalha para a inclusão a caminho do sucesso. Por isso, ouvimos técnicos e formadores preparados para nos esclarecerem todas as dúvidas" disse Luís Tavares Moreira, mostrando-se "orgulhosa" com a presença do Secretário de Estado da Educação na abertura dos trabalhos: "Só demonstra que o Ministério da Educação valoriza a formação dos professores. Creio que é importante porque não somos uma escola da cidade, estamos num freguesia, e isso é motivo de grande orgulho", acrescentou.
Já o Secretário de Estado, Valter Lemos, centrou o seu discurso na prossecução dos objectivos do sucesso escolar, reiterando que iniciativas como esta das Jornadas Pedagógicas, dirigidas a professores e funcionários, são de uma importância fulcral, para que o nosso país possa deixar a cauda da Europa no que diz respeito aos números da prestação escolar.
"Não temos o problema das crianças não irem a escola, mas temos o problema sério de não obtermos os resultados escolares que deveríamos ter. Os nossos resultados dos percursos escolares são insuficientes para as nossas aspirações enquanto professores e pais. Temos tido dificuldades para os conseguir. Temos as maiores taxas de abandono e insucesso escolar da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico]. Depois de ultrapassar este défice será mais fácil atingir os outros patamares", referiu o representante do Governo.
José Pedro Gomes

Sem comentários: