segunda-feira, novembro 12, 2007

A dislexia


Frequentemente chegam-nos crianças com o diagnóstico de "disléxicas". A razão principal reside no facto de terem muita dificuldade em ler correctamente mesmo passados dois ou três anos desde a sua entrada na escola..
Felizmente, muitas destas crianças não são, na verdade, disléxicas no sentido correcto do termo o qual se pode difinir como uma "incapacidade persistente para a leitura" devido a problemas neurológicos como a deficiência da percepção visual (não da "visão"), entre outros. Muitas outras, rotuladas como "disléxicas", têm um problema que reside no "processamento da linguagem falada", o qual provoca dificuldades na aprendizagem da leitura devido à hiperactividade do hemisfério direito do cérebro e à hipoactividade do hemisfério esquerdo. Outras têm "deficiência motora fina" que gera dificuldade em controlar os pequenos músculos das mãos, o que as leva a ter "disgrafia", o que não ajuda na aprendizagem da leitura (se escreverem mal, lêem mal). Outras ainda são crianças que sofrem de hipoactividade dos lobos frontais, problema que gera impulsividade e desatenção frequentes, cometendo erros de leitura. Mais ainda são aquelas cujo único (mas sério) problema reside numa deficiente aprendizagem da leitura nos dois primeiros anos de aulas por razões meramente pedagógicas, falta de treino, etc. Não nos esqueçamos que a maioria das turmas do 1º Ciclo estão sobrelotadas, com mais de 15 alunos por professor!.
Quanto às dislexias convem alertar que existem as "dislexias superficiais", as "dislexias profundas" e as "dislexias adquiridas" (estas devem-se, por exemplo, a lesões ocorridas no cérebro)..
A maioria das crianças disléxicas (com "dislexia de desenvolvimento") tem de aprender a viver com o problema toda a vida visto que é de difícil resolução. As que apresentam "dislexia leve" podem obter melhorias graças à neuroplasticidade da zona de linguagem do cérebro que admite medidas específicas de treino e reaprendizagem da leitura através de técnicas adequadas.


.Em: http://cursosparapais.blogspot.com/2007/09/dislexia-ou-incompetncia.html
.A propósito de dislexia veja ainda:
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http://deleste5.edunet.sp.gov.br/power/opedesp_dislex.ppt
http://www.10emtudo.com.br/imprimir_artigo.asp?CodigoArtigo=69&tipo=artigo
http://www.golfinho.com.br/artigos/artigodomes200511.htm
http://elmundosalud.elmundo.es/elmundosalud/2003/07/28/pediatria/1059391641.html
http://www.10emtudo.com.br/artigos_1.asp?CodigoArtigo=69&Pagina=5&tipo=artigo
http://www.portugal-linha.net/arteviver/dislexia.htm
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Método novo e inédito que ajuda a diminuir os efeitos da dislexia, ou prevenir:

. Método novo para ensinar na fase pré-natal e pós-natal
. Português Fácil para "Bebés" - Alfabetização pré-natal
. Alfabetização pré-natal de "bebés"
. Testemunho verídico de Débora Caracol; criança ensinada através do método "Português Fácil".
. Como ler e escrever bem.

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