quarta-feira, maio 16, 2007

Professores de Matemática acusam ministra

Por Andreia Felix Coelho

A Associação de Professores de Matemática está descontente com as afirmações da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que associou os resultados dos exames do 9.º ano ao desempenho das escolas
«Pela primeira vez, o país associará os resultados não apenas à performance dos alunos, mas também ao trabalho das escolas dos professores, para o melhor e para o pior» disse a ministra na semana passada.
Em comunicado emitido hoje, a APM considera que esta afirmação foi dirigida ao trabalho no âmbito do Plano Nacional da Matemática, lançado em Maio do ano passado, e afirma discordar desta ideia.
A associação defende que não se pode ter um «discurso excessivamente centrado sobre os resultados esperados com a realização dos projectos nas escolas, porque há muitos aspectos da aprendizagem que não são mensuráveis».
A associação fala ainda de «factores, alheio ao sistema educativo, que influenciam as aprendizagens dos alunos». A APM acusa ainda a tutela de ter atrasado os apoios que havia prometido.
«O ano lectivo começou sem as escolas terem informação sobre a aprovação dos seus planos», denuncia o comunicado.
andreia.coelho@sol.pt

Sem comentários: