quarta-feira, junho 20, 2007

Quatro em cada 10 alunos do 6º ano com negativa a Matemática

Quatro em cada dez alunos do 6º ano tiveram nota negativa na prova de aferição de Matemática, a que registou os piores resultados, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (ME).
Nessa prova, 41% dos alunos obteve «Não Satisfaz», dos quais 6,6% tiveram a nota mais baixa, alcançando o nível 1, numa escala até cinco valores, o que equivale a uma classificação entre os zero e os 20%.
Os resultados desta prova levaram o Governo a anunciar esta quarta-feira que o plano de acção lançado há um ano para melhorar o desempenho dos alunos do 3º ciclo à disciplina será alargado, «com carácter obrigatório e urgente», ao 2º ciclo no próximo ano lectivo.
Já na prova do 4º ano os resultados foram mais animadores, uma vez que a percentagem de notas negativas (19,7%) é menos de metade da verificada no segundo ciclo. Enquanto a prova de Matemática do 6º ano é a que regista a maior percentagem de notas mais baixas, a do 4º ano é a que apresenta o maior número de «Muito Bons», com 10% dos alunos a alcançar os cinco valores.
Na Língua Portuguesa, os resultados não evidenciam discrepâncias significativas entre os dois anos de escolaridade, com as notas concentradas mais próximo da média. Entre os alunos do 6º ano, 85% obteve nota positiva, um resultado alcançado por quase 90% dos colegas do 4º ano.
Apesar de divulgar hoje as notas das provas de aferição, por percentagem, o ME recusou adiantar as médias nacionais às duas disciplinas. Nos dados divulgados, a tutela também não especifica o desempenho dos alunos nas diferentes competências que estavam a ser testadas, uma informação que será analisada nos cerca de 30 mil relatórios que o Ministério vai elaborar por turma e por escola.
A partir desses documentos, que serão enviados aos estabelecimentos de ensino no princípio de Outubro, os professores vão poder avaliar as competências em que os alunos demonstram mais dificuldades e orientar, nesse sentido, a sua prática lectiva a partir do próximo ano lectivo.
Cerca de 250 mil alunos dos 4º e 6º anos realizaram no final de Maio as provas de aferição a Língua Portuguesa e Matemática, testes que não contam para nota, mas que, pela primeira vez, foram aplicados universalmente e não apenas a uma amostra dos estudantes.
Diário Digital / Lusa
20-06-2007 20:48:00

Sem comentários: