quarta-feira, junho 20, 2007

Plano de acção de Matemática alargado ao 2º ciclo

O plano de acção criado pelo Ministério da Educação para melhorar os resultados a Matemática no 3º ciclo vai ser alargado ao segundo ciclo, já no próximo ano lectivo, anunciou esta quarta-feira a ministra Maria de Lurdes Rodrigues. Segundo a tutela, os resultados das provas de aferição realizadas no 4º e 6º anos mostram que a prova de Matemática do 2º ciclo foi a que registou o pior desempenho por parte dos alunos.
«Estas provas confirmam as preocupações com o ensino e a qualidade das aprendizagens da disciplina de Matemática e, portanto, a necessidade de alargar ao segundo ciclo, com carácter obrigatório e urgente, o Plano de Acção para a Matemática», anunciou a ministra da Educação, em conferência de imprensa.
Com o objectivo de melhorar as notas dos alunos na disciplina habitualmente mais temida por todos, o ministério lançou há um ano um plano de acção que envolveu cerca de 293 mil alunos do 3º ciclo, em 1070 escolas e agrupamentos. No âmbito deste plano, que conta com um orçamento global de nove milhões de euros até 2009, as escolas apresentaram à tutela projectos de melhoria dos resultados à disciplina, com metas definidas e quantificadas a três anos.
A contratação de peritos de universidades, o recrutamento de mais docentes de Matemática para reforçar o apoio aos alunos e o aumento do número de horas dedicado à disciplina foram algumas das soluções encontradas pelos estabelecimentos de ensino e viabilizadas pelo ministério, que não autorizou, contudo, a diminuição do número de estudantes por turma, uma das principais solicitações das escolas.
Para apresentarem à tutela projectos de melhoria de resultados, as escolas terão de analisar o desempenho dos alunos do 6º ano nas provas de aferição realizadas em Maio, cujas notas são já do conhecimento dos estabelecimentos de ensino desde o início da semana, sendo afixadas quinta-feira.
No princípio de Outubro, o Ministério da Educação vai ainda entregar cerca de 30 mil relatórios por turma e por escola, nos quais serão especificadas as competências em que os alunos demonstram mais dificuldades.
De acordo com a ministra, a elaboração desses documentos vai permitir «avaliar elementos estruturais do sistema de ensino, tais como programas, manuais escolares e formação de professores».

1 comentário:

Anónimo disse...

Este ano lectivo o Plano Nacional da Matemática já foi aplicado ao 2º ciclo. Será que senhora ministra desconhece?