quinta-feira, maio 17, 2007

Ponte de Sor: Ministra lança primeira pedra de escola, sindicatos protestam

16 de Maio, 20:17

Ponte de Sor, Portalegre, 16 Mai (Lusa) - A ministra da Educação, Maria José Rodrigues, lançou hoje em Ponte de Sor a primeira pedra da nova Escola Básica e Integrada e recebeu a Medalha de Mérito da cidade, sob protestos da União de Sindicatos do Norte Alentejano.
Os alunos queixaram-se à ministra das instalações da escola, que dizem ser "velha e sem condições, principalmente as casas de banho", e perguntaram a Maria José Rodrigues se com o novo edifício "vai haver mais segurança para as crianças", uma questão que ficou sem resposta.
As actuais instalações escolares, que não permitem a colocação de aquecimento central, e com o telhado em zinco, é frequentado por cerca de 350 alunos.
Mesmo assim os docentes fizeram questão de mostrar a Maria José Rodrigues que há aulas ministradas em quadros digitais e projectos inovadores.
O edifício antigo e "sem condições" vai ser totalmente demolido e as obras, no valor de 1,5 milhões de euros, devem arrancar em Novembro e prolongar-se por 12 meses.
à entrada do cine-teatro, um grupo de manifestantes da União de Sindicatos do Norte Alentejano, afectos à CGTP- IN, contestava as posições da ministra e afirmava que o lançamento de uma nova escola é positivo, mas que se trata "apenas um rebuçado amargo com um lindo embrulho".
No final da visita, a Câmara Municipal de Ponte de Sor condecorou a ministra da Educação com a Medalha de Mérito da Cidade - grau ouro, "pelo projecto de modernização das escolas e pelo contributo dado na organização e qualidade do ensino, com relevância para o 1º ciclo, nomeadamente com a introdução das actividades de enriquecimento curricular".
Maria José Rodrigues recebeu a distinção "com gosto", mas disse querer repartir o prémio com todos aqueles que com ela partilham a actual "política educativa".
JLR.
Lusa/Fim

1 comentário:

Professor João disse...

Adicionei o seu blog no meu blog. Sou professor e ao percorrer o universo dos blogs sobre educação e sobre (e de) professores, tomei esta liberdade. Acho que muito está ainda por ser feito nesta matéria, ou seja, na divulgação séria e lúcida sobre assuntos e temas do nosso real interesse.
Considerei o seu blog sério e verdadeiro...
Um bem-haja!

João Santos