segunda-feira, maio 21, 2007

Estudo para avaliar cidadania ambiental


Sara R. Oliveira 2007-05-18

Equipa de investigadores lança o desafio aos alunos do 5.º e 8.º anos de escolaridade para analisar conhecimentos e sensibilidades para questões ambientais. Os questionários são aplicados em Portugal e no Brasil.
O convite é lançado ao 5.º e 8.º anos de todas as escolas do país. O mesmo acontece no Brasil. Uma equipa de investigadores, composta por representantes dos dois países, está interessada em avaliar comportamentos, atitudes, conhecimentos de alunos quanto à percepção do uso racional da água e à percepção da cidadania ambiental, através da aplicação de questionários. Os responsáveis educativos interessados só têm de contactar a professora Maria da Conceição Silva através do seu endereço electrónico m.dasilva@netvisao.pt. As instruções são dadas pela docente, que coordena projectos internacionais a partir da EB2, 3 de Cacia. E esta pesquisa é mais um programa que ultrapassa fronteiras.Maria da Conceição em Portugal, Roosevelt Fernandes no Brasil. O grande objectivo do projecto, que liga dois territórios separados pelo Atlântico, é fazer um estudo comparativo mediante os dados recolhidos e que serão tratados pelo Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental da Universidade de Espírito Santo, no Brasil, sob coordenação de Roosevelt Fernandes. Os questionários estão devidamente adaptados às realidades de cada país e a faixa etária dos estudantes é precisamente a mesma, correspondendo ao 5.º e 8.º anos - exactamente onde começa e termina o ensino médio no Brasil. "Pretendemos saber até que ponto os alunos estão sensibilizados e têm conhecimentos sobre o consumo da água", explica Maria da Conceição Silva. "O objectivo é também analisar a percepção que têm dos graves problemas da escassez de água e do aquecimento global", acrescenta.Os resultados serão apresentados nas XV Jornadas da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), marcadas para Janeiro do próximo ano. Foi precisamente nas jornadas anteriores da ASPEA que surgiu a ideia de aplicar os questionários aos estudantes portugueses e brasileiros. No encontro, realizado em Janeiro último, foram apresentados os resultados de um estudo comparativo sobre a percepção dos professores portugueses e brasileiros quanto a questões ambientais, embora o projecto tenha envolvido a participação de alunos, encarregados de educação e comunidade envolvente de uma escola brasileira e de duas turmas da EB2/3 de Cacia. "Nessas jornadas, foi proposto aos elementos do Grupo de Trabalho 'Metodologias Participativas' alargar o estudo a outros alunos e a mais escolas", revela a professora. "E decidimos lançar-nos nesta aventura um bocadinho arrojada, adaptando os questionários è realidade portuguesa e aplicando-os directa ou indirectamente aos alunos ", confessa.Está tudo a postos. A ideia é aplicar os questionários ainda no decurso deste ano lectivo ou no início do próximo, para que haja tempo de tratar os dados, de forma a serem apresentados em Janeiro de 2008. Os inquéritos são simples e incisivos sobre a matéria em estudo - e que permanentemente tem estado na ordem do dia -, com várias perguntas, cada qual com diversas opções de resposta.

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