sábado, outubro 28, 2006

Fórum Social Ibérico para a Educação

"Que Educação para que Sociedade?" é o lema que preside aos trabalhos do Fórum Social Ibérico para a Educação (FSIPE), iniciativa que reúne em Córdova largas centenas de participantes, oriundos de todas as zonas da Península. O extenso programa do Fórum, que pode ser consultado em www.fsipe.org, inclui conferências, seguidas de debates temáticos, mesas de diálogo e controvérsia, terminando com uma Marcha pela Educação no dia 1 de Novembro.Educação e Globalização, Educação e Cidadania Global e Educação Pública como Direito Universal constituem os três eixos temáticos do Fórum, cujos trabalhos se iniciam a 29 de Outubro (sábado), com a presença de educadores e professores portugueses de todas as regiões do País, que se deslocaram à Andaluzia em viagens organizadas pelos SPs da FENPROF.
No âmbito do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial da Educação, que animam a criação de novas instâncias de promoção de actividades, debates e uma agenda colectiva, assim como o impulso para um conjunto de fóruns regionais, nacionais e temáticos, as organizações signatárias convidam todos e todas para a realização do Fórum Social Ibérico para a Educação (*) dos povos e nações do Estado Espanhol e Portugal, no mês de Outubro/Novembro de 2005, na cidade de Córdoba - Espanha. Pensamos que podemos contribuir para a consolidação de uma Rede Mundial de Luta contra a mercantilização da educação e pela democratização efectiva do direito a uma educação pública de qualidade para todas e todos.
O Objectivo do Fórum é tornar possível um amplo debate em que participem todos os sectores sociais com o fim de incluir todas as perspectivas e situar a educação como prioridade e responsabilidade de toda a sociedade. Neste sentido, dirigimo-nos tanto às pessoas relacionadas com a educação formal, como não formal.
Partimos da ideia de que a educação é um direito universal e um bem público, ao qual todas as cidadãs e cidadãos têm o direito a aceder em condições de igualdade, e as Administrações têm o dever de garantir.
Queremos uma educação emancipadora, que favoreça a relação igualitária entre mulheres e homens, entre os diversos povos e culturas, e que seja respeitadora das línguas e culturas das diferentes nações.
Queremos uma educação que garanta a igualdade de oportunidades, que compense as desigualdades sociais e que possa actuar como antídoto frente ao racismo, ao sexismo e à exclusão social.
Defendemos o direito que têm todos os povos e nações (também as do âmbito geográfico a que se circunscreve este fórum) a construir o seu sistema educativo, a criar o seu próprio currículo e a veicular o ensino na própria língua.
Queremos que este Fórum seja o espaço para formular propostas e juntar forças para continuar a lutar por uma educação pública, laica e de qualidade para todos e todas.

----------(*) Denominação acordada na reunião de 13 de Janeiro, realizada em Madrid com organizações do Estado Espanhol e de Portugal.

Sem comentários: