sexta-feira, outubro 27, 2006

Nobel e os prémios

Alfred Nobel nasceu em 1833 em Estocolmo, Suécia. Inventor da dinamite e da borracha sintética. Faleceu de hemorragia cerebral e no testamento deixou o desejo da criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial.   Posted by Picasa Em 1969 criou-se um novo prémio, na área da Economia. Os prémios Nobel 2006 serão atribuídos dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu fundador, em cerimónias que decorre em Estocolmo e Oslo.
Muhammad Yunus nasceu em 1940 no Bangladesh. Licenciou-se em Economia no seu país e fez o doutoramento nos EUA. Em 1983 fundou o Banco Grameen, a primeira instituição financeira de microcrédito do Mundo, para ajudar as pessoas mais carenciadas a obter financiamento para os seus negócios. Nos anos 90, o homem que nunca quis fundar um banco vê as suas ideias aplicadas noutros países. Dezenas de instituições com a mesma filosofia do Banco Grameen surgem na Ásia, América do Norte e do Sul, África, Europa e Oceânia.
Nascido em 1952, em Istambul, Orhan Pamuk é o escritor turco mais galardoado a nível nacional e internacional. A sua obra está traduzida em mais de 20 idiomas, incluindo o português. Aos 23 anos decidiu abandonar os estudos de arquitectura para se dedicar à literatura. Em 1990, "O Livro Negro" foi um dos romances mais lidos da Turquia e divulgou a sua escrita a nível internacional. Criticado pelos nacionalistas pela sua defesa das causas arménia e curda, Pamuk é autor de uma obra que descreve as divisões da sociedade turca entre Ocidente e Oriente. Foi acusado de "insulto deliberado à nação turca", um crime punido com pena de seis meses a três anos de prisão. A acusação acabou por ser abandonada pelo Governo turco no início do ano.
O norte-americano Edmund Phelps, de 73 anos, recebeu o Nobel de Economia de 2006 pelos seus estudos sobre a interacção entre preços, desemprego e expectativas de inflação. Phelps, da Universidade Columbia, foi escolhido devido a um trabalho da década de 60 que contestava a noção de que os agentes políticos poderiam combater a inflação ou o desemprego, mas não ambos. "O trabalho de Phelps alterou fundamentalmente nossas opiniões sobre como a macroeconomia opera", diz a nota da Academia Sueca das Ciências.
Craig Mello, de ascendência açoriana, tem 45 anos e é docente de biologia, na Universidade de Harvard, e de medicina molecular no Instituto de Pesquisas Howard Hughes. Andrew Fire é actualmente professor de biologia do Instituto de Tecnologia de Cambridge e professor de patologia e genética da Universidade de Medicina de Stanford, nos EUA. Os investigadores norte-americanos descobriram o mecanismo fundamental para o controlo dos fluxos de informações genéticas, o que pode ajudar a explicar doenças que implicam um aumento da expressão genética, como alguns cancros.
John Mather, de 60 anos, trabalha no centro espacial Goddard da NASA, no Maryland. George F. Smoot, de 61 anos, é professor de Física na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Os cientistas norte-americanos receberam o prémio pelos seus trabalhos sobre a teoria da origem do universo e do "Big Bang". As descobertas dos astrónomos resultaram de dados recolhidos pelo satélite COBE (Cosmic Background Explorer), lançado pela agência espacial norte-americana em 1989. Segundo a teoria do "Big Bang", o cosmos formou-se há cerca de 13,7 mil milhões de anos após uma gigantesca explosão.
Roger Kornberg nasceu nos EUA, tem 59 anos e trabalha na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford em Palo Alto, Califórnia. O pai do investigador, Arthur Kornberg, ganhou o Prémio Nobel de Medicina em 1959 por ter descoberto como se faz a transferência de informação genética de uma molécula de ADN para outra. No fundo, enquanto Arthur descobriu como a informação genética é transferida de uma célula-mãe para as células-filhas, Roger Kornberg descreveu como é que a informação genética é copiada do ADN para o chamado RNA-mensageiro.

Sem comentários: