sexta-feira, outubro 27, 2006

Parceria no Plano Tecnológico




A CMU é considerada uma das melhores escolas do Mundo

Governo inicia hoje cooperação com a universidade norte-americana Carnegie Mellon
O programa de colaboração entre o Estado português e a universidade norte-americana Carnegie Mellon arranca hoje oficialmente em Aveiro, com a assinatura dos acordos de colaboração com instituições do Ensino Superior e laboratórios nacionais.
Juntamente com o MIT e a Universidade de Austin, a parceria internacional com a Universidade Carnegie Mellon é uma das três estabelecidas pelo Governo no âmbito dos objectivos do Plano Tecnológico de valorizar os recursos humanos, dinamizar a investigação e a aposta nas tecnologias de ponta, envolvendo um total de cerca de 140 milhões de euros.
Em Portugal, o programa de cooperação com a CMU, centrado nas Tecnologias de Informação e Comunicação, vai integrar diversas instituições de Ensino Superior, como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Lisboa.
O Instituto Politécnico do Porto e as universidades do Algarve, Beira Interior, Católica e Nova de Lisboa também integram o projecto, que conta ainda com a parceria do Instituto de Soldadura e Qualidade.
Além da realização de programas de formação avançada, a parceria prevê a contratação pelas instituições nacionais de professores convidados, de mérito internacional, e de investigadores em pós-doutoramento, que trabalharão em colaboração com equipas da CMU, nos próximos cinco anos.
A CMU tem sido considerada ao longo dos anos uma das melhores escolas do Mundo em áreas como a Informação e Gestão de Tecnologia, Sistemas de Informação, Informática , Engenharia de Computadores e em Electrotecnia.
A cerimónia de lançamento do programa realiza-se às 11h15 no Parque de Exposições da cidade de Aveiro e será presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, contando também com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e respectivo secretário de Estado, Manuel Heitor.
Com Lusa

Sem comentários: