segunda-feira, outubro 16, 2006

Prémios de eLearning

Os Prémios de eLearning da European Schoolnet destinam-se a professores e escolas para premiar projectos, actividades, recursos online e websites de escolas pela inovação e excelência no uso das TIC no ensino e aprendizagem.
Há uma categoria principal Prémio de eLearning e um conjunto de Prémios Especiais. No ano passado, os Prémios Especiais incluíam as temáticas Multimédia e Ciência, entre outros.
No ano passado foram apresentados cerca de 760 projectos de escolas em 30 países diferentes. Os representantes dos 20 projectos vencedores estiveram presentes na cerimónia em Estocolmo onde foi atribuído um prémio total de €38.000 perante uma audiência de especialistas na educação de todo o Mundo.Regulamento
As escolas, instituições e organizações educativas na Europa, que se dediquem ao ensino básico, secundário ou à formação de professores, são elegíveis para participação no concurso dos Prémios eLearning. Os trabalhos terão de ser enviados através do sítio Web dos Prémios eLearning até ao dia 6 de Novembro de 2006, inclusive.
Os projectos criados por professores a título individual são elegíveis. No entanto, as candidaturas terão de estar obrigatoriamente associadas a uma escola ou a outra instituição elegível. O prémio monetário só poderá ser transferido para a conta bancária da escola ou instituição, a qual será também responsável pela sua gestão. Será enviado um convite para a cerimónia de entrega de prémios à pessoa que submeteu a candidatura do projecto premiado, sendo, no entanto, possível nomear um representante diferente.

Os fornecedores nacionais de conteúdos educativos ou entidades equiparáveis, ou projectos geridos por estas instituições/organizações não são elegíveis. Projectos que tenham recebido Prémios eLearning em anos anteriores, bem como projectos que façam parte da European Schoolnet (EUN) também não são elegíveis.

Projectos que tenham vencido outros prémios ou recebido apoios (p. ex. Comenius), ou que tenham beneficiado de patrocínios, são elegíveis. No entanto, tal informação deverá ser declarada na descrição do projecto que for enviada.

Uma candidatura pode corresponder a parte de uma escola, a um conjunto de recursos, a um projecto ou a uma actividade. Os conteúdos presentes na participação deverão ter sido criados, em larga medida, após 1 de Janeiro de 2005.

A avaliação é feita online. Lamentamos, mas para efeitos de avaliação não poderemos aceitar CD-ROMs ou materiais impressos.

Os projectos cooperativos entre escolas, instituições e organizações educativas são elegíveis desde que representados por uma única escola, instituição ou organização que faça parte do projecto. Se um projecto for apresentado por mais do que um parceiro, as correspondentes candidaturas serão consideradas como uma só.

As candidaturas devem ser apresentadas numa língua Europeia e terão de incluir um sumário informativo ou um resumo em Inglês, Alemão, Francês, Italiano ou Espanhol.

Todo o material a ser avaliado deverá estar online desde 6 de Novembro a 30 de Novembro de 2006. As participações vencedoras devem ser mantidas online até 31 de Dezembro de 2006.

Questões éticas e legais

Todas as participações terão de se cingir aos acordos Europeus em matéria de direitos de autor. Poderão ser usadas pequenas citações se a fonte estiver claramente indicada. Só poderão ser utilizadas imagens, filmes, sons ou outros elementos multimédia se o autor tiver explicitamente permitido a sua utilização, ou se tiverem sido retiradas de fontes de utilização livre.

As candidaturas apresentadas aos Prémios eLearning continuam a ser propriedade da escola/organização ou professor. A European Schoolnet tem plenos direitos para disponibilizar livremente o material para fins educativos na Web, em CD-ROM ou através de outros meios, a partir da data de apresentação da candidatura.

As participações não podem conter afirmações, factos, informações ou citações que possam prejudicar ou diminuir qualquer pessoa ou grupo de pessoas. As candidaturas não poderão encorajar a discriminação de pessoas com base na raça, opinião, nacionalidade, sexo, profissão ou outras afiliações. As participações não podem também encorajar o crime ou actos ilegais.

Desqualificação de um projecto

A European Schoolnet pode decidir desqualificar uma participação se a mesma não tiver sido apresentada dentro do prazo ou se violar qualquer das regras enunciadas na secção 'Questões éticas e legais'. A European Schoolnet reserva-se o direito de desqualificar projectos, removê-los da galeria de projectos ou de retirar um prémio atribuído.

A European Schoolnet reserva-se ainda o direito de alterar as regras e os prémios. A notificação das alterações será feita através do sítio Web dos Prémios eLearning.

Para mais informações consulte http://www.aprendereuropa.pt

Sem comentários: