sexta-feira, janeiro 12, 2007

Sócrates: Estatuto Carreira Docente valoriza os professores

O secretário-geral do PS, José Sócrates, congratulou-se esta quart-feira com a decisão do Presidente da República, Cavaco Silva, de promulgar o novo Estatuto da Carreira Docente, dizendo que a lei valorizará os professores nos planos social e profissional.
As afirmações de José Sócrates foram proferidas momentos antes de se reunir com o Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República - encontro que se destina a fazer um balanço da actividade no último ano e analisar os próximos meses políticos.
Num comentário à promulgação do Estatuto da Carreira Docente - diploma que é contestado por todos os sindicatos do sector -, Sócrates disse que se tratou «de um passo na direcção certa».
«O novo Estatuto da Carreira Docente permitirá uma valorização dos professores nos planos profissional e social», sustentou, antes de desvalorizar a reacção negativa dos sindicatos à promulgação da lei pelo Presidente da República.
«Os sindicatos estão no seu direito, mas o Estatuto da Carreira Docente será bom para as famílias [dos alunos], porque garante que a escola pública vai funcionar melhor», advogou.
José Sócrates referiu-se ainda a outras leis promulgadas recentemente pelo Presidente da República, como a de Bases da Segurança Social e das Finanças Locais, assim como ao cumprimento da meta do défice (de 4,6%) no final de 2006.
«O país vai começando a ficar diferente para melhor. Queremos um país com serviços públicos de maior qualidade e com as contas públicas em ordem», sublinhou.
Ao nível da política financeira do Estado, o secretário-geral do PS defendeu que Portugal é o Estado-membro da União Europeia em que as contas públicas são aferidas «com maior rigor», porque são alvo de um exaustivo acompanhamento «com as contribuições» do Banco de Portugal, Instituto Nacional de Estatística e Direcção Geral do Orçamento.
Diário Digital / Lusa
10-01-2007 19:42:00

Sem comentários: