quinta-feira, junho 14, 2007

Cultura literária é fundamental


2007-06-13

A literacia e a cultura literária contribuem para exercício de uma cidadania activa e responsável. Cabe aos governos de cada país promover estes hábitos.
"Níveis de literacia elevados e uma forte cultura literária são elementos indispensáveis para assegurar uma sociedade de cidadãos responsáveis, activos e solidários. Os governos deviam, por isso, reconhecer que os seus interesses e os dos editores estão em perfeita sintonia." Foi esta a principal mensagem que Ana Maria Cabanellas, presidente da International Publishers Association (IPA), pretendeu transmitir no seu discurso de abertura da Feira Internacional do Livro de Seul 2007, que se realizou na Coreia do Sul. Para além de frisar a importância da promoção da cultura literária junto dos cidadãos, durante o discurso de abertura da feira, Ana Maria Cabanellas aproveitou também para dar a conhecer algumas das mais bem-sucedidas campanhas de promoção da leitura realizadas a nível internacional, nomeadamente em Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos da América."Os estudos têm demonstrado que os cidadãos com hábitos de leitura são mais propensos a participar activa e voluntariamente em acções sociais, visitar exposições e museus e assistir a espectáculos artísticos." Cidadãos leitores e informados, sublinha a responsável, representam mais benefícios para a sociedade no seu todo.Na mesma sessão de abertura, Patrícia Judd, directora-executiva da Association of American Publishers (AAP), apresentou a "Get caught reading campaign", uma iniciativa de promoção da leitura junto dos cidadãos norte-americanos, lançada pela AAP, em 1999. Norio Komine, presidente da Associação de Editores do Japão, e Doh Jung-il, da Kyung Hee University, na Coreia do Sul, foram outros dos oradores convidados.A IPA é uma organização não-governamental para as questões relativas à edição de livros e outras publicações a nível mundial. Criada em 1896, conta actualmente com 65 membros de 53 países.

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