segunda-feira, junho 11, 2007


O professor suspenso pela DREN por alegadamente ter gracejado sobre a licenciatura do primeiro-ministro, afirma ter provas de que a directora também gozou com o diploma de Sócrates



Numa nota enviada à Lusa, Fernando Charrua especifica que a directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, proferiu «várias graçolas dirigidas ao primeiro-ministro e ao seu diploma» num jantar realizado a 27 de Abril na Escola EB 2/3 do Cerco do Porto.
«No decurso deste jantar, entre várias graçolas dirigidas ao primeiro-ministro e ao seu diploma, Margarida Moreira proferiu mais ou menos o seguinte: Estão a brincar com o nosso primeiro-ministro, mas agora com o (programa) Novas Oportunidades ele resolve o assunto, pois fica logo certificado!», refere Fernando Charrua, citando o que se terá passado no referido jantar.
Para o docente, «esta história não teria importância» se não fosse o caso de ele ter sido punido pela directora regional «com suspensão preventiva, processo disciplinar, participação ao Ministério Público e fim da requisição na DREN por ter proferido uma graçola sobre a licenciatura do primeiro-ministro e a forma com foi obtida».
Fernando Charrua frisou ainda que o seu comentário «foi feito em privado, dentro de quatro paredes de um gabinete, a um amigo de longos anos e à hora do almoço».
«Bem diferente é o caso da directora regional que, em público, gracejou acerca do mesmo assunto», salientou, acrescentando que Margarida Moreira «se encontrava no jantar como directora regional de Educação do Norte, ou seja, representando a ministra da Educação e o Governo de Portugal».
Segundo Charrua, os comentários da directora regional terão sido ouvidos, entre outros, pela presidente do Conselho Executivo da Escola EB 2/3 do Cerco do Porto, Maria José Tavares, e pelo vereador da Educação da Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, mas também por alunos, pais e professores que participaram no jantar de homenagem ao Grupo de Ginástica Acrobática.
«Se dúvidas ainda houver, possuo provas quanto a datas, testemunhas e quanto ao que ali foi proferido», frisou.
O caso que está na origem desta polémica ocorreu em finais de Abril e culminou com a instauração de um inquérito e a suspensão preventiva de Fernando Charrua, ex-deputado do PSD e funcionário da Direcção Regional de Educação do Norte há cerca de duas décadas.
A DREN considerou que Fernando Charrua proferiu um «insulto ao primeiro-ministro» dentro das instalações daquele organismo, mas nunca esclareceu qual o teor desse alegado insulto, enquanto o docente apenas admitiu ter feito «um comentário jocoso a um colega, dentro de um gabinete».
O docente reagiu à suspensão preventiva imposta pela direcção regional e interpôs uma providência cautelar, tendo o Ministério da Educação decidido, ainda antes da decisão judicial, terminar a requisição de Fernando Charrua na DREN, onde trabalhava na área dos recursos humanos.
Desta forma, o professor de inglês regressou à Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, onde exercia a actividade docente antes de ser requisitado pela DREN, encontrando-se actualmente colocado em funções na biblioteca daquele estabelecimento de ensino.
A 8 de Maio, na sequência da reorganização da DREN, um despacho assinado pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e pelo primeiro-ministro, José Sócrates, reconduziu a directora regional de Educação do Norte.
A polémica em torno da licenciatura de José Sócrates em engenharia civil na Universidade Independente foi aberta após um trabalho publicado pelo jornal Público, a 22 de Março, no qual se dava conta de alegadas contradições, omissões e documentos não assinados no processo de licenciatura do primeiro-ministro.
O primeiro-ministro explicou esta polémica em torno da licenciatura e respectivas habilitações académicas numa entrevista a 11 de Abril na RTP e, um dia depois, o PS deu por encerrada esta questão após os esclarecimentos de Sócrates na televisão.
Lusa / SOL

Sem comentários: