quinta-feira, julho 12, 2007

Queixas sobre professor titular aumentam

FNE dá apoio jurídico aos queixosos

A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) anunciou que recebeu centenas de queixas de docentes sobre o primeiro concurso de acesso a professor titular, garantindo apoio jurídico aos professores que quiserem levar os casos à Justiça, informou a agência Lusa.
«Ainda não temos um número definitivo de queixas, uma vez que hoje é ainda o primeiro dia do prazo [para apresentação de reclamações junto do Ministério da Educação]. Nos últimos dias já recebemos uma centena e continuamos a receber mais», afirmou à Lusa o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva.
Estas queixas têm a ver «fundamentalmente com questões de injustiça, nomeadamente com a redução para sete anos do tempo que é considerado para concurso, com a ausência de algumas actividades ou iniciativas que as pessoas desenvolveram ao longo desse período, assim como com a discutibilidade das ponderações que são atribuídas a umas actividades em relação a outras».
Para Dias da Silva «é inaceitável» que um docente que tenha desempenhado toda uma carreira profissional de empenhamento se veja «neste momento impedido de aceder ao concurso para a categoria de professor titular» e que, eventualmente, no próximo ano, «fique sujeito à quotas para o respectivo acesso».

Sem comentários: