sábado, janeiro 17, 2009

Docentes levam protesto à porta de Cavaco

2009-01-14
Seis movimentos de professores convocaram uma manifestação para o próximo dia 24, em frente ao Palácio de Belém, para sensibilizar Cavaco Silva para o "clima de perturbação" que o modelo de avaliação de desempenho "está a provocar nas escolas".
"Estamos convictos de que o presidente da República terá uma palavra a dizer. Temos a expectativa de que possa ajudar a resolver este conflito, já que o Governo tem-se mostrado intransigente nas questões fundamentais", declarou Octávio Gonçalves.
Segundo o coordenador do Movimento Promova, os docentes pretendem alertar ainda o chefe de Estado para os aspectos "mais gravosos" do modelo de avaliação do Ministério da Educação e apresentar a Cavaco Silva as suas "justas" reivindicações, durante uma audiência que irão solicitar para o mesmo dia.
"O simplex da avaliação só é válido para este ano lectivo. Aceitá-lo agora significa estar de acordo com a imposição no próximo ano do modelo completo e integral. Este modelo põe em causa o bom ambiente nas escolas e é um foco de conflitualidade", defende Octávio Gonçalves, considerando que foram introduzidos "aspectos preocupantes", como a avaliação facultativa da componente científico-pedagógica e a valorização dos aspectos burocráticos.
No protesto frente ao Palácio de Belém, participam o Movimento Mobilização e Unidade dos Professores, a Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino, o Movimento Escola Pública, o Movimento dos Professores Desterrados e a Comissão de Defesa da Escola Pública, além da Promova.
JN

Sem comentários: