sábado, janeiro 17, 2009

Madeira: Sindicatos e Governo discutem amanhã avaliação

Os dois sindicatos dos professores da Madeira reúnem-se sexta-feira com o secretário regional da Educação, Francisco Fernandes, para debater a questão da avaliação do desempenho dos docentes.
«É uma primeira abordagem, vamos partir pedra no sentido de encontrarmos um modelo operacional que esperamos que não seja idêntico ao nacional», disse à agência Lusa a presidente do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), Marília Azevedo.
As duas categorias em que a carreira foi dividida - professores e professores titulares - e o excesso de burocracia e itens a cumprir que afastam o docente dos alunos são aspectos contestados pelos sindicatos.
«É muito prematuro falar no modelo de avaliação», acrescenta Marília Azevedo, que vaticina a sua entrada em vigor no terceiro período do presente ano lectivo.
O Sindicato Democrático dos Professores também participa nesta reunião, que é considerada a primeira de muitas a ocorrer este ano com vista a determinar um modelo de avaliação do desempenho dos professores em conformidade com o Estatuto da Carreira Docente da Região Autónoma da Madeira.
O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Educação, publicou a 01 de Outubro de 2008 a Portaria 165 - A com o objectivo de evitar hiatos legislativos e de contemplar «em sede de avaliação de desempenho a situação dos docentes nos anos escolares 2007/2008 e 2008/2009».
«Para efeitos de avaliação do desempenho dos docentes contratados, de transição ao 6/o escalão e progressão na carreira dos docentes do quadro, o tempo de serviço prestado nos anos escolares 2007/2008 e 2008/2009, considera-se classificado com a menção qualitativa de Bom», estipula a Portaria 165 - A/2008.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: