sábado, janeiro 17, 2009

Professores: Entregam abaixo-assinado no dia da greve nacional de protesto


Plataforma Sindical de Professores entrega abaixo-assinado no dia da greve nacional de protesto, agendada para a próxima segunda-feira. Pedir a revisão do Estatuto da Carreira Docente e preparar os professores para as negociações agendadas com o Ministério da Educação, sobre este diploma, para o próximo dia 28 são os objectivos das duas acções marcadas para o dia 19 deste mês


A Plataforma Sindical de Professores entrega na próxima segunda-feira, no dia da greve nacional de protesto agendada, um abaixo-assinado que tem como objectivo pedir a revisão do Estatuto da Carreira Docente. Em declarações à Voz da Planície Joaquim Páscoa, presidente do Sindicato de Professores da Zona Sul, explicou que "a greve e o abaixo-assinado têm a mesma finalidade, ou seja, protestar contra o Estatuto e preparar os docentes para as negociações com o Ministério da Educação, sobre este diploma, que começam já no próximo dia 28".

Foram divulgados, entretanto, os resultados dos docentes avaliados no passado ano lectivo, nomeadamente os contratados, que necessitavam desta avaliação para efeitos de renovação contratual, e os que precisavam de mudar de escalão. Reclamações, recursos e processos nos tribunais foram os resultados da primeira aplicação do sistema de avaliação de desempenho que, de forma simplificada, abrangeu 17 mil professores. Sobre estes resultados, Joaquim Páscoa afirmou que "houve dualidade de critérios" e que os mesmos "confirmam o que a Fenprof – Federação Nacional de Professores sempre disse acerca deste modelo de avaliação, ou seja, que é baseado é critérios pouco quantificáveis".

Os protestos dos professores prosseguem e no calendário de acções a desenvolver está agendada uma greve nacional, para a próxima segunda-feira, data em que se assinalam dois anos da publicação do Estatuto da Carreira Docente, e um pré-aviso de greve para o período entre 20 de Janeiro e 20 de Fevereiro, que tem como objectivo permitir aos professores avaliadores recusarem-se a observar as aulas dos seus avaliados.


Ana Elias de Freitas

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