quarta-feira, novembro 22, 2006

Alunos novamente em protesto
Lusa 2006-11-22


Os protestos que os alunos realizam hoje contra as aulas de substituição foram decididos em dois encontros de associações estudantis nos últimos dias.


Os protestos de hoje surgem menos de uma semana depois dos realizados a nível nacional na passada quinta-feira, convocados por SMS e pela Internet, que se traduziram em greves às aulas, encerramento de escolas a cadeado e uma manifestação que juntou cerca de 400 alunos em frente ao Ministério da Educação.

O primeiro encontro de associações de estudantes ocorreu na semana passada na Região Norte, envolvendo escolas do Porto, Chaves e Viana do Castelo, tendo ficado decidida a marcha que se realizou hoje na Baixa portuense, disse hoje à Lusa um representante dos alunos.

Na passada segunda-feira, associações de estudantes da região de Lisboa reuniram-se na Escola Secundária Gil Vicente e decidiram associar-se ao protesto já convocado pelas associações do Norte, acrescentou a mesma fonte, que esteve presente neste segundo encontro.

Centenas de alunos de várias escolas da Grande Lisboa, Setúbal, Porto e Coimbra estão hoje em protesto contra as aulas de substituição, exames nacionais do 12.º ano e pela educação social, tal como há cerca de uma semana.
Os alunos das escolas de Setúbal aproveitaram também para contestar a co-incineração de resíduos industriais perigosos na cimenteira da Arrábida e os alunos de outras escolas aproveitaram para criticar a falta de condições dos estabelecimentos de ensino.

Além das manifestações em frente às escolas, desfiles pelas ruas e concentrações em frente aos governos civis de pelo menos Setúbal e Coimbra, os alunos do Básico e Secundário também convocaram um protesto frente ao Ministério da Educação para esta manhã. Pouco mais de 40 minutos depois da hora marcada estavam reunidos em frente ao edifício do Ministério cerca de cem alunos.

Sem comentários: