domingo, janeiro 28, 2007

Governo suspende TLEBS


Lusa 2007-01-26


O secretário de Estado adjunto da Educação anunciou que em Fevereiro será publicada a portaria que suspende a aplicação da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário nas escolas.
"Em Fevereiro vamos emitir uma nova portaria a suspender a experiência pedagógica da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) porque é necessário que ela seja revista do ponto de vista científico e adaptada do ponto de vista pedagógico", afirmou Jorge Pedreira, em declarações à agência Lusa.Considerando que o polémico debate em torno da nova terminologia "foi muito pouco rigoroso e demonstrou grande desconhecimento da matéria por parte de algumas pessoas", o responsável reconhece, contudo, que "a TLEBS que tem sido experimentada nas escolas tem inconsistências", não tendo havido "coordenação suficiente" no processo.Apesar de suspender, para já, a aplicação da TLEBS, o Governo não desiste da nova terminologia e quer retomá-la já no próximo ano lectivo, depois do processo de revisão científica, que deverá estar concluído até Maio."A intenção é aplicar a TLEBS, já revista e adaptada, no próximo ano lectivo, mas não se pode sacrificar o rigor e a qualidade desse trabalho de revisão porque queremos que haja um consenso em torno desta matéria", explicou.Por isso, o secretário de Estado adjunto admite que, "provavelmente, não há condições para avançar para uma generalização já no próximo ano lectivo", mas apenas para aplicar a TLEBS "como experiência-piloto, num grupo restrito de escolas".Envolta em polémica, a nova terminologia, aprovada pelo Ministério da Educação em 2004, começou este ano a ser leccionada de forma generalizada num conjunto alargado de escolas, estando previsto que abrangesse todo o sistema de ensino em 2009.Para já, o objectivo mantém-se, mas Jorge Pedreira admite que o cumprimento desta meta possa ter ficado comprometido devido à suspensão do processo."A decisão política tem de se adaptar à viabilidade técnica. Se houver condições técnicas para avançar [para a generalização a todo o sistema de ensino em 2009], avançaremos", afirmou.A nova terminologia foi alvo de fortes críticas por parte de encarregados de educação e professores de linguística e literatura, que contestam a complexidade dos novos conceitos, tendo ontem sido entregue no Parlamento uma petição com mais de oito mil assinaturas

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