sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Prémio Estatístico Júnior 2007


Joana Santos 2007-01-31

O concurso organizado pela Sociedade Portuguesa de Estatística dirige-se aos alunos do 3.º ciclo e do Secundário. As candidaturas devem ser enviadas até 15 de Maio.

O Prémio Estatístico Júnior surgiu em 2005, na comemoração do 25.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE). Russell Alpizar, da Direcção da SPE, explica que o principal objectivo desta iniciativa é estimular e desenvolver o interesse dos alunos pela área da probabilidade e estatística. Uma matéria que faz parte dos programas de Matemática do 3.º ciclo e do Ensino Secundário e que «normalmente levanta problemas de aprendizagem».

Dirigido aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, são aceites candidaturas individuais ou em grupo, com um máximo de 3 alunos, com ou sem o acompanhamento de um professor, a quem cabe o papel de orientador.

A temática do trabalho deve estar relacionada com a teoria da probabilidade e/ou estatística e os candidatos têm de apresentar um trabalho constituído por um texto escrito, em português, com um máximo de 10 páginas A4 dactilografadas, e um póster, em formato A2, que resuma os principais aspectos do trabalho.

Os autores dos três melhores trabalhos serão presenteados com produtos pedagógicos. Aos grupos proponentes dos trabalhos classificados em 1.º lugar será também oferecida uma ampliação do correspondente póster que será colocado na Sessão de Pósteres do XV Congresso Anual da SPE.

O professor-orientador do trabalho classificado em 1.º lugar receberá uma anuidade grátis como sócio da SPE, ajudas de custo para participação no XV Congresso Anual da SPE e produtos pedagógicos.

O concurso está aberto até 15 de Maio de 2007 e os interessados deverão preencher e enviar um boletim de candidatura, acompanhado do trabalho concorrente, para a Sociedade Portuguesa de Estatística, dirigido ao Presidente da SPE.

A apreciação dos trabalhos submetidos a concurso é da competência de um júri, cuja constituição e nomeação é da responsabilidade da Direcção da SPE.

Em 2005 foram premiados trabalhos da Escola EB 2,3 de Mexilhoeira Grande (1.º lugar do Ensino Básico); da Escola Frei Manuel de Santa Inês de Rio de Mouro (2.º e 3.º lugar do Ensino Básico; da Escola Secundária da Chamusca (2.º lugar do Ensino Secundário) e da Escola Secundária do Entroncamento (3.º lugar do Ensino Secundário).

Mais informações:
http://www.spestatistica.pt/

Sem comentários: