Candidatura de Mérito 2007, no âmbito do Programa Rede de Bibliotecas Escolares
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares, lançado em 1996, tem apoiado a criação, actualização e dinamização de bibliotecas escolares dos diferentes níveis de ensino. Ao longo deste percurso temos constatado que em muitas bibliotecas da RBE, o nível de trabalho realizado ultrapassou a fase de instalação e de organização, estando em desenvolvimento projectos que evidenciam já uma apropriação dos recursos disponíveis da biblioteca pela comunidade educativa, favorecendo práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento.
Com o objectivo de incentivar o trabalho destas bibliotecas escolares, propomo-nos identificar, seleccionar e apoiar as experiências mais consistentes, e divulgar as práticas melhor concretizadas. Assim, à semelhança dos anos anteriores, lançamos a Candidatura de Mérito 2007, à qual se podem candidatar escolas já integradas na RBE com projectos propostos pela biblioteca escolar autonomamente ou com parceiros da própria escola, de outras escolas/agrupamentos ou de outras instituições, como Bibliotecas Municipais/Autarquias, Centros de Formação, Escolas Superiores de Educação, Universidades, Associações Culturais, etc.
As candidaturas poderão ser apresentadas por escolas do ensino básico e secundário:
§ em Agrupamento, através da respectiva escola sede;
§ não constituídas em Agrupamento, dos 2º e/ou 3º ciclos do Ensino Básico, Integradas ou do Ensino Secundário.
Independentemente do número de escolas/agrupamentos e outras instituições porventura envolvidas no projecto, a proposta de candidatura terá que ser formalizada e assumida por uma escola, sendo o responsável da respectiva biblioteca escolar obrigatoriamente o coordenador geral do projecto.
De acordo com a filosofia de candidatura os projectos deverão, obrigatoriamente, apoiar-se em práticas da biblioteca escolar já em desenvolvimento na escola, podendo situar-se em domínios tão diversos como:
§ Organização, gestão e difusão da informação - Exemplos: desenvolvimento de sistemas de gestão de biblioteca em rede abrangendo uma escola, um agrupamento ou um conjunto de escolas/agrupamentos; criação de sítios ou portais para as bibliotecas escolares; produção de materiais de valor acrescentado para a disseminação da informação, etc.
§ Desenvolvimento das literacias – Exemplos: programas para a formação de utilizadores, promoção da leitura, literacia da informação e uso das TIC; elaboração de documentos de apoio: orientadores de leitura, guiões de pesquisa, fichas com propostas de exploração de materiais, etc.
§ Práticas pedagógicas centradas numa utilização transversal da biblioteca – Exemplos: Planos de colaboração orientados para o desenvolvimento de conhecimentos e competências a nível curricular disciplinar ou transdisciplinar; propostas de apoio às actividades de enriquecimento curricular, concepção de instrumentos de suporte ao serviço de referência; produtos de marketing, etc.
As candidaturas serão seleccionadas de acordo com a qualidade geral do projecto, o seu carácter inovador, a sua contribuição para o desenvolvimento consistente das bibliotecas escolares envolvidas e o seu potencial impacto na comunidade escolar e educativa.
Os projectos seleccionados terão acompanhamento técnico por este Gabinete e o financiamento adequado à sua execução, que deverá ser planeada e desenvolvida a dois anos.
São requisitos de admissão dos projectos:
§ qualificação dos recursos humanos afectos ao projecto:
- Coordenador(es) da(s) BE(s) envolvida(s) com formação em bibliotecas
escolares e experiência mínima de dois anos;
- Equipa de projecto com perfil diversificado;
- Cumprimento na(s) BE(s) do crédito horário, de acordo com o ponto 2 do artigo 8º do Despacho nº 13 599/2006 (2ª série), e auxiliar de acção educativa a tempo inteiro (nas EBI, EB23 e ES);
- Existência de recurso(s) humano(s) partilhado(s) (nas EB1/JI).
§ indicadores do bom funcionamento e gestão da(s) biblioteca(s) envolvidas:
- Catálogo(s) automatizado(s);
- Outras práticas de difusão da informação: boletins informativos, listagens bibliográficas, blogs, sítios web,…;
- Verba(s) para actualização anual de fundos documentais.
Às escolas seleccionadas cumpre:
· Aceitar o acompanhamento e avaliação do projecto por este Gabinete;
· Produzir e apresentar materiais no âmbito do projecto, de acordo com as condições a definir pelo Gabinete RBE;
· Difundir as práticas desenvolvidas.
Prazo:
O formulário de candidatura, disponível em www.rbe.min-edu.pt, deverá ser preenchido e, após impresso, enviado até 28 de Fevereiro para o Gabinete da RBE, através do seguinte endereço:
Ministério da Educação
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares
Candidatura de Mérito 2007
Trav. Terras de Sant’Ana, 15
1250-269 LISBOA
Outra documentação poderá eventualmente ser solicitada em função da primeira triagem a realizar por este Gabinete.
Sem comentários:
Enviar um comentário