quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Escolha o «pirata da educação»


Professores querem eleger figura mais sinistra do sector. Com o prémio, sindicatos procuram responsáveis para actos de «pirataria» que tenham prejudicado docentes e ensino. E o leitor? Concorda com o galardão?




Depois de o prémio para o melhor professor, os docentes retaliam com o Pirata da Educação 2006. O galardão quer homenagear a figura «mais Sinistra da Educação», e «cuja acção de intervenção pública tenham resultado maiores prejuízos para os docentes e para a qualidade do ensino». Em comunicado, o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) explica que «ninguém» assumiu a responsabilidade «pelos actos de pirataria que desvalorizam a escola pública» e garante que o objectivo é «penalizar os responsáveis políticos».
Professores escolhem pirata e menções vergonhosas
Considerando que é «necessária uma cultura de avaliação, não só sobre os profissionais, mas sobre os responsáveis que chegam, fazem mal e partem como se nada fosse com eles», o sindicato garante que «ninguém melhor do que os professores sabem quem eles são». Assim o SPRC apela aos docentes que se envolvam na escolha de quem merece receber o Prémio Pirata da Educação 2006, bem como as 4 Menções Vergonhosas.
O sindicato revela que o concurso será constituído por um júri de oito docentes de diferentes sectores de ensino, diferentes situações profissionais e de diferentes distritos da região centro, que posteriormente fará uma pré-selecção de três nomeados por categoria em concurso, que poderão corresponder a figuras políticas nacionais ou regionais.
Noite do professor: prémios serão entregues aos galardoados
Durante os meses de Fevereiro, Março e Abril a lista de pré-seleccionados será divulgada junto dos docentes da região centro, sendo pedida que cada um vote no seu preferido. Na noite do professor a 6 de Junho, uma iniciativa de convívio com 20 anos, serão divulgados os premiados, previamente convidados para receberem os prémios.
Ao mesmo tempo que é apurado o/a vencedor(a) deste Prémio de Sinistralidade, serão escolhidos os vencedores de quatro Menções Vergonhosas, que correspondem a «prémios de sinistralidade complementar», distribuídas pelas categorias de «Santa Ignorância», por «manifestações públicas, sistemáticas, de ignorância sobre os problemas da Educação», escreve o sindicato; «O Machado Doirado» pela «aprovação de medidas ou manifestações de apoio relativas ao abate de escolas»; «Nem ao Diabo Lembrava» pela proposta «mais disparatada» e «Língua de Serpente» pela «prática continuada de ofensas e injúrias contra» os professores.
A menção «Santa Ignorância» será distinguida com uma perna de pau carcomida, «O Machado Doirado» com um espada de madeira carunchosa e as restantes com um gancho de latão e um papagaio das antilhas sem penas.
O leitor concorda com este galardão inventado pelo sindicato dos Professores? E quem escolheria para presentear com o prémio Pirata da Educação? E para as quatro Menções Vergonhosas?



Sem comentários: