quarta-feira, outubro 24, 2007

ANP defende plano de recuperação para alunos absentistas

A Associação Nacional de Professores (ANP) defendeu hoje um Plano Educativo de Recuperação em vez dos testes de avaliação propostos pelo Governo para os alunos que ultrapassem o número de faltas.
Em comunicado hoje distribuído, aquela estrutura defende que a proposta do Governo, incluída no Estatuto do Aluno, presentemente em discussão, poderá vir a induzir (em vez de combater) o absentismo, assim como a desresponsabilização dos encarregados de educação.
A ANP defende que «o Estatuto do Aluno não deve precipitar-se num acolhimento da perspectiva punitiva» e advoga, em alternativa, a adopção de um Código de Conduta Escolar que defina os comportamentos tolerados e os que são passíveis de sanção.
Este código deverá ser apresentado aos pais e encarregados de educação e subscrito pelos mesmos logo no momento da matrícula, responsabilizando-os pela conduta do aluno.
Quanto à medida disciplinar de suspensão, a ANP defende que, consoante da gravidade do comportamento, deve haver dois níveis de aplicação, ao nível da turma (para casos menos graves) e da escola (para situações mais graves), sendo o aluno sempre obrigado a apresentar-se na escola à Comissão de Convivência Escolar.
Diário Digital / Lusa
22-10-2007 19:40:00

Sem comentários: