quinta-feira, outubro 25, 2007

Exames: Ministra espera melhores resultados em dois anos

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, manifestou esta quarta-feira esperança na melhoria «no prazo de dois anos» dos resultados dos exames nacionais do Ensino Secundário.
«Estou convencida que no prazo de dois anos mudará o panorama destas escolas e dos resultados escolares», afirmou Maria de Lurdes Rodrigues em Santo Tirso, à margem da sessão comemorativa do terceiro aniversário do Centro Novas Oportunidades do concelho.
A ministra reconheceu que «há muito trabalho a fazer» para reduzir as desigualdades que existem entre as escolas, mas salientou que, já este ano, «mesmo as piores escolas melhoraram os resultados dos exames».
«O fácil é fazer uma lista. Até podíamos produzir 30 listas diferentes. O difícil é encontrar o caminho para se encontrar níveis de qualidade», afirmou.
Maria de Lurdes Rodrigues realçou que as listas publicadas pelos órgãos de comunicação social com base nos resultados dos exames nacionais divulgados terça-feira pelo Ministério da Educação têm em conta «apenas um indicador» (os resultados dos exames), que não é suficiente para aferir a qualidade de uma escola.
«Há muita vida nas escolas que não se traduz nos resultados dos exames», disse Maria de Lurdes Rodrigues, afirmando que o Ministério da Educação está a fazer um «esforço de avaliação» das escolas que inclua parâmetros não mensuráveis.
Essa avaliação visa «fornecer às famílias uma informação detalhada sobre quais são de facto as capacidades das escolas», referiu.
A ministra salientou que ambiciona «ter apenas escolas boas», o que passa por, necessariamente, «elevar a qualidade das escolas piores, não só no espaço físico, mas também nos recursos», que actualmente são «muito desiguais».
Maria de Lurdes Rodrigues defendeu «tolerância zero com as más escolas e as más práticas», enquadrando nas iniciativas do Governo para melhorar a qualidade do ensino medidas como o fecho de escolas isoladas no interior, o aumento da autonomia escolar e o envolvimento das autarquias.
«As escolas fazem um esforço todos os dias para melhorar», elogiou a ministra, reconhecendo que continua a haver estabelecimentos sobrelotados e muito degradados.
Dois terços das escolas registaram média positiva na primeira fase dos exames nacionais do Ensino Secundário, um resultado ligeiramente abaixo do registado em 2006, quando 70% dos estabelecimentos de ensino ultrapassaram os 9,5 valores.
O Colégio Mira Rio, em Lisboa, registou a melhor média (14,75 valores) e o Externato Rainha Santa, em Fronteira, Portalegre, a pior (5,60).
As nove escolas com melhores médias são todas privadas e dos distritos de Lisboa (sete) e Porto (duas), surgindo em décimo a primeira pública, a Secundária Infanta D. Maria, de Coimbra.
No tratamento que fez dos resultados dos exames nacionais nas escolas secundárias, a Lusa considerou as 20 disciplinas em que se realizaram mais provas e apenas os alunos internos.

Diário Digital / Lusa
24-10-2007 21:05:14

Sem comentários: