quarta-feira, outubro 24, 2007

Exames: 65% das escolas com média positiva a Matemática

Sessenta e cinco por cento das escolas públicas e privadas obtiveram média positiva na primeira fase do exame nacional de Matemática do 12º ano, um valor quase quatro vezes superior ao registado em 2006.
Segundo dados do Ministério da Educação, duas em cada três das 594 escolas com ensino secundário onde se realizaram provas nacionais à disciplina conseguiram ter média igual ou superior a 9,50 valores, numa escala de zero a 20 valores.
No ano passado, este número era apenas de 17,5%, com 105 estabelecimentos de ensino a alcançar uma média positiva no exame.
A melhoria das classificações registada em 2007 é ainda visível na média nacional alcançada nas 30.114 provas realizadas na primeira fase por alunos internos, que se fixou pela primeira vez na positiva, nos 10,6 valores.
Entre as dez escolas com melhor prestação no exame relativo ao programa novo de Matemática do 12º ano, as privadas dominam, com apenas três públicas a surgir na lista.
Com 17,8 valores, mas com apenas um exame realizado, a Escola Básica com Secundário de Mêda, no distrito da Guarda, ocupa a primeira posição, seguida do Externato Horizonte, Porto, com 17,8 valores de média em duas provas efectuadas.
Já o Colégio Valsassina, em Lisboa, que o ano passado liderava esta tabela, está este ano no terceiro posto, com 17,58 valores de média em 25 provas.
O Colégio São João de Brito, igualmente em Lisboa, alcançou o quarto lugar nesta disciplina, com uma média de 16,91 valores em 63 exames.
Entre as dez com melhores resultados, seis são do distrito de Lisboa.
Se as privadas dominam nos lugares cimeiros, já as públicas surgem em maioria no fim da tabela, ocupando seis das últimas dez posições.
Apesar disso, o colégio privado Maior Camilo Castelo Branco, no Porto, à semelhança do que sucedeu o ano passado, é o estabelecimento de ensino com resultado mais baixo, com apenas três valores de média.
Seguem-se a Escola Básica Integrada de Pampilhosa da Serra, em Coimbra, com 3,23 valores, e a Secundária do Alijó, em Vila Real, com 3,70.
Se alargarmos a análise ao exame nacional de Matemática às 30 melhores escolas, figura o equilíbrio, com 14 estabelecimentos públicos e 16 privados.
Em 2005, os colégios privados eram os únicos a figurar na lista das dez escolas com melhor resultado à disciplina, enquanto da tabela das dez piores constavam apenas escolas públicas.
Diário Digital / Lusa
23-10-2007 18:32:38

Sem comentários: