quinta-feira, outubro 25, 2007

Exames Nacionais: Secundária de Santiago do Cacém é a única escola fora dos grandes centros entre as melhores

24 de Outubro de 2007, 19:34
Santiago do Cacém, Setúbal, 24 Out (Lusa) - A Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, foi a única escola "periférica" a posicionar-se ao lado das dos grandes centros nos bons resultados nos exames nacionais e já subiu a "fasquia" para 2008.
Orgulhoso com os resultados obtidos este ano na primeira fase dos exames nacionais, que colocam a secundária de Santiago, no Litoral Alentejano, no 9º lugar das escolas públicas com melhores médias, Filipe Fino, do conselho executivo, diz que este foi um "feito ímpar".
"Conseguirmos este lugar, ao lado de escolas de Lisboa, Porto e Coimbra foi um feito ímpar e que vai ser difícil de repetir, mas estamos cá", observou, em declarações à Lusa.
A escola alentejana, com uma média de 11,91 valores nos exames nacionais de 2006/2007, é a única fora dos distritos de Lisboa, Porto e Coimbra a entrar no grupo das 30 escolas públicas e privadas com melhores resultados.
Filipe Fino garante que a direcção da escola tudo fará para igualar ou superar estes resultados no próximo ano, partindo do "incentivo" das médias agora conseguidas.
"Isto é um incentivo para toda a comunidade escolar, até porque agora a fasquia está a aumentar e nós temos de melhorar", afirmou.
A escola de Santiago do Cacém, que tem 265 alunos do ensino secundário, não beneficia dos "privilégios" de quem vive nos grandes centros, notou, mas conseguiu bons resultados devido a uma "aposta contínua nos apoios educativos, bem definidos, específicos".
As boas médias foram, contudo, atingidas quer por alunos que vivem na sede do concelho, quer por outros, oriundos das freguesias limítrofes de Cercal do Alentejo e Alvalade-Sado, apesar de estes terem de percorrer vários quilómetros até à escola.
"Regra geral, o aluno que vive num meio mais urbano consegue mais facilmente melhores resultados, até porque não precisa de deslocar-se e tem mais horas de estudo. Mas aqui no concelho, não temos um comportamento sociológico muito diferente e existem excelentes alunos de Alvalade e do Cercal", frisou.
No tratamento que fez dos resultados dos exames nacionais nas escolas secundárias, divulgados terça-feira pelo ministério da Educação, a Lusa considerou as 20 disciplinas em que se realizaram mais provas e apenas os alunos internos.
A Manuel da Fonseca ocupa agora o 29º lugar na lista das escolas públicas e privadas com melhores notas nos exames, 187 posições acima do ano passado.
Filipe Fino considera que o salto qualitativo destes resultados se deve a "boas levas de alunos, que têm vindo a ser preparados com apoios educativos específicos, com a diversificação pedagógica e o espírito inclusivo da escola".
Os alunos desta secundária obtiveram resultados mais positivos nas disciplinas tidas como "mais difíceis", Matemática e Física, um facto que Filipe Fino atribui a uma maior aplicação nestas matérias.
"São disciplinas tradicionalmente difíceis, mas onde o aluno sabe que tem de trabalhar mais e teve aqui os apoios de que precisou", justificou.
De resto, o responsável afiança que a aposta na "diversificação da oferta formativa" é o grande trunfo da escola, também a outros níveis.
"Tanto trabalhamos para o aluno que quer aceder a Medicina e que precisa de uma média de 18, como para o aluno que quer terminar o 9º ano e ser integrado no mercado de trabalho", vincou.
Para "não perder tempo" em relação à chegada dos alunos de "fora" à escola, as aulas na Manuel da Fonseca também começam mais cedo, às 08:15.
RE.
Lusa/Fim

Sem comentários: