sexta-feira, outubro 19, 2007

Docentes de português na Suíça querem concurso extraordinário de acesso professor titular

18 de Outubro de 2007, 17:15

Lisboa, 18 Out (Lusa) - Professores a leccionarem português na Suíça pediram hoje ao Ministério da Educação para que realize um concurso extraordinário de acesso ao lugar de professor titular destinado aos docentes no estrangeiro.
Na primeira fase de candidaturas, em Maio, os docentes de português no estrangeiro não podiam candidatar-se ao lugar de professor titular, a mais alta categoria da nova carreira.
De acordo com José Coelho, professor de português na Suíça, os docentes que se candidatassem a esse lugar teriam de abandonar o ensino do português no estrangeiro e regressar a Portugal.
"Como a maioria dos professores já lecciona há anos no estrangeiro, optou por não concorrer ao lugar de professor titular", disse à Agência Lusa aquele docente, adiantando que passados dois meses as regras do concurso "foram alteradas", quando este já tinha terminado e os candidatos estavam seleccionados.
José Coelho sublinhou que no fim de Agosto, através de uma nota da Direcção-Geral dos Recursos Humanos, os professores no estrangeiro foram informados que "podem aceitar o lugar de professor titular sem que tenham que regressar a Portugal".
"As regras foram alteradas cerca de dois meses depois do concurso ter terminado", disse, considerando a situação "ilegítima e injusta".
Numa petição entregue no Ministério da Educação, os docentes de português na Suíça exigem que seja aberto um concurso extraordinário para o lugar de professor titular.
Segundo a petição, o concurso extraordinário deveria ser aberto aos professores a leccionar na Europa, África do Sul, Macau, Angola e Moçambique.
José Coelho estima em cerca de 200 os docentes a trabalhar no estrangeiro que não se candidataram ao concurso para professor titular.
O professor adiantou que idênticas petições estão a circular em vários países da Europa.
CMP.
Lusa/Fim

Sem comentários: