sexta-feira, outubro 19, 2007

Exames: Tutela ainda não decidiu matéria a testar nas disciplinas trienais a partir de 2008

18 de Outubro de 2007, 17:52

Lisboa, 18 Out (Lusa) - O Ministério da Educação ainda não tomou uma decisão definitiva sobre se os exames nacionais das disciplinas trienais vão abranger matéria do 12º ano ou dos três anos do secundário.
Este ano lectivo, à semelhança do que aconteceu em 2006/07, as provas de Português, Matemática, História, Língua Estrangeira e Desenho vão incidir apenas sobre os conteúdos leccionados no 12º ano, mas o secretário de Estado da Educação garantiu à Lusa que a tutela ainda não decidiu se será este o modelo a adoptar no futuro.
"Até ao início do próximo ano lectivo decidimos se mantemos este modelo ou se introduzimos a mudança prevista na reforma de 2004", explicou Valter Lemos.
A reforma curricular de 2004 prevê que os exames nacionais das disciplinas trienais do secundário incidam sobre as aprendizagens correspondentes à totalidade dos anos em que a disciplina é leccionada, mas a tutela abriu no ano passado um regime de excepção, invocando a necessidade de colocar os alunos da antiga e nova reforma em igualdade de circunstâncias.
Em portaria publicada a 04 de Outubro último, o Ministério da Educação decidiu que este regime vai manter-se nas provas que irão realizar-se no final deste ano lectivo.
"Este ano decidimos manter essa situação, mas não é uma decisão final", disse à Lusa o responsável, alegando que "não há nenhuma alteração ao que tem sido feito, já que desde 1995, os exames do 12º ano das disciplinas trienais só incidem sobre a matéria do último ano".
"Não há nenhuma modificação. Se aplicássemos o que estava previsto no decreto de 2004 é que havia uma mudança", reiterou.
Segundo Valter Lemos, a decisão definitiva sobre esta matéria só será tomada depois de concluída a avaliação dos últimos exames nacionais por parte do grupo constituído para acompanhar a reforma curricular do secundário.
"O grupo de trabalho ainda não deu uma orientação [sobre se os exames devem incidir sobre matéria do 12º ou dos três anos do secundário]. Por outro lado, ainda estamos numa fase de transição", explicou.
MLS/JPB.
Lusa/Fim

Sem comentários: