terça-feira, outubro 10, 2006

Em prisão domiciliária na escola



1. Exclusividade total à escola, não podendo prestar nenhum tipo de serviço remunerado ou não.
2. Progressão na carreira (mais anos em cada escalão, menos escalões, mais dificuldades…)
3. Quotas nos escalões (mesmo que estejam reunidas todas as condições, podes ter que aguardar que o teu colega morra ou que mude de escola).
4. As professoras não podem ser mães para não se atrasem no tempo de serviço.
5. Acabou-se o dia de folga. Acabou-se não! Poderás tê-lo aos 60 anos!
6. O secundário passa a 22h semanais (nós é que devíamos passar a 20h e não eles a serem aumentados, coitados!)
7. A 1ª redução, de 2h, ocorrerá aos 50 anos (já terei 28 de serviço!), mas certamente que nessa altura, com professores que não protestam, já não haverá redução alguma!
8. Exame para entrar na carreira! Então se o ministério tem cursos para formar professores, para quê ainda fazer um exame aos que já por esses cursos passaram?!. Será que os professores universitários também são incompetentes e os avaliaram mal?!
9. Deixa de haver dias para formação. As acções de formação, passam assim, a ser realizadas em horário pós-laboral.
10. Têm que ser leccionadas 97% das aulas previstas! Tomem já a vacina contra a gripe!
11. Se for designado para um cargo não pode recusar! (insuf. na avaliação!)
12. Segundo ouvi dizer vão arranjar trabalhinhos interessantes para nos ocuparem no Natal e na Páscoa.

Os meus pais, ambos professores, é que têm sorte - já se reformaram! Tiveram todas as reduções da época, não faziam trabalho de secretaria (matrículas, tirar faltas, etc), a minha mãe pôde ser mãe (graças a Deus!), podiam faltar quando estavam doentes (mas não faltavam!), tiveram outras actividades que os valorizaram quer materialmente, quer como pessoas, puderam dar porrada nos putos (nenhum morreu) e hoje agradecem! E havia mais sucesso escolar! Será então um problema social?

Mas o que mais me custa na Dona Maria de Lurdes, e não sei se já repararam é que muitas destas medidas não são para poupar dinheiro (que essas eu até posso entender), são mesmo para provocar os professores!

Por todas estas razões, mesmo sabendo que o € dá jeito (os mineiros ganham um quarto do que ganhamos e se for preciso fazem um mês de greve); se não fizeres greve, agindo como se nada se passasse e dando a idiota desculpa que as greves só servem para encher os cofres do estado ou que o dia da greve não é o ideal, podes apagar o meu e-mail, não te conheço!

Pedro Monteiro

Sem comentários: