quinta-feira, outubro 12, 2006

Portugal celebra acordo com o M.I.T.

Lusa 11.10.2006

A parceria, que envolve sete universidades e um investimento público de 32 milhões de euros, abrange as áreas de gestão e engenharia.


O Massachusetts Institute of Tecchnology (MIT) é um centro universitário norte-americano de referência que estabelece protocolos de investigação com institutos de pesquisa e consórcios nos EUA e noutros países. Entre eles, encontra-se o acordo de parceria nas áreas de gestão e engenharia que foi hoje celebrado com o Governo português e que envolve sete universidades e um financiamento público global de 32 milhões de euros às instituições nacionais envolvidas.

O acordo prevê 14 contratos anuais de professores/investigadores para as instituições portuguesas e 18 bolsas anuais de pós-doutoramento.

O programa vai vigorar durante cinco anos e envolverá anualmente cerca de 35 novos alunos de doutoramento e cerca de 80 estudantes em programas de "Professional Master".

O programa MIT-Portugal envolve centros de investigação, docentes, investigadores e alunos na forma de consórcios entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em 7 universidades portuguesas, incluindo empresas, laboratórios associados e estatais.

O acordo na área de engenharia será desenvolvido com base em quatro áreas temáticas: engenharia de concepção e sistemas avançados de produção, sistemas de energia, sistemas de transporte e sistemas de bioengenharia.

As instituições nacionais, em parceria com o MIT, poderão nos próximos cinco anos contratar professores convidados "de mérito internacional" e investigadores em pós-doutoramento.

O programa prevê ainda que os estudantes, investigadores e docentes em instituições portuguesas colaborem com equipas de investigação no MIT. Actualmente, o MIT é constituído por cinco escolas e uma faculdade, com 34 departamentos académicos e divisões, assim como centros interdisciplinares, laboratórios e programas.

Entre os seus departamentos e escolas destacam-se a Sloan School of Management, Lincoln Laboratory, Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory, Media Lab e Whitehead Institute.

Actualmente, o MIT tem cerca de 992 docentes e 10 mil funcionários e é uma das referências mundiais em ciência e tecnologia, embora se dedique ainda a outras áreas do saber, como Administração, Economia, Linguística, Ciência Política e Filosofia.

Em 2005, o Instituto tinha 4066 estudantes de licenciatura (dos quais 362 eram estrangeiros) e 6140 de pós-graduação (2430 deles de outros países) e apenas 14% dos candidatos ao primeiro ano foram aceites no MIT.

Sem comentários: