terça-feira, outubro 10, 2006

Plano Nacional de Matemática

Como avaliar as competências envolvidas na resolução de um exercício...

Avaliação de um exercício nos tempos que correm - (Orientado para professores que são responsáveis pelo insucesso e que têm que mudar)

QUESTÃO:
6 + 7 = ?

A . EXERCÍCIO:
6 + 7 = 18

B . ANÁLISE :
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete.
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição.
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Para além disso, o número oito é considerado um símbolo de boa sorte para algumas culturas e um símbolo religioso para outras.
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos ... a sua intenção era, portanto, boa.

C . AVALIAÇÃO :
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão
dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o
exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para
a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... -
realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer
exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um .
...."EXCELENTE"...
....e afirmar que o aluno...
...." PROGRIDE ADEQUADAMENTE"!!!

MUITO OBRIGADO, S.RA MINISTRA!!!

Sem comentários: