quinta-feira, dezembro 07, 2006

No Agrupamento de Escolas do Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca


Com o objectivo de apresentar o projecto ambiental para este ano lectivo, o Agrupamento de Escolas do Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca reuniu o Conselho Eco-Escolas, o órgão que irá monitorizar e avaliar a implementação do projecto. A coordenadora Helena Costa anunciou os temas que vão ser trabalhados ao longo do ano.

Ana Catelas
À semelhança do que aconteceu no ano lectivo 2003/2004, o Agrupamento de Escolas do Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca quer voltar a ser premiado com o galardão Bandeira Verde e o certificado de uma educação ambiental de qualidade. Com a inscrição, no passado dia 31 de Outubro, no Programa Eco-Escolas, o agrupamento pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido na escola desde o ano lectivo de 2003/2004.O Conselho Eco-Escolas reuniu-se, na passada quarta-feira, para avaliar o que se pode fazer na escola, tendo em vista a melhoria e protecção do meio ambiente. A coordenadora do projecto, Helena Costa, explicou os objectivos do programa Eco-Escolas. Encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade são alguns dos objectivos do projecto que pretende, ainda, estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Visa também contribuir para a criação de parcerias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.Uma vez que pretende ser reconhecida com a Bandeira Verde, a escola — tal como qualquer outra com o mesmo objectivo — deverá seguir a metodologia proposta e realizar actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e tema do ano (alterações climáticas).3 de Maio: Dia Eco-Escola A realização de uma auditoria à escola, com o preenchimento de um inquérito por parte dos alunos, e uma visita guiada ao estabelecimento de ensino vão poder revelar alguns dos problemas da escola e as zonas que necessitam de intervenção. Através de actividades, a comunidade escolar vai tentar solucionar os problemas. “É melhor fazer pouco, mas bem”, frisou Helena Costa, reconhecendo que “ninguém muda a consciência dos outros de um dia para o outro”.Em Janeiro arrancam as actividades com vista a atingir uma constante melhoria do meio ambiente. No entanto, a coordenadora do projecto já realizou uma visita pela escola e constatou algumas das lacunas que o estabelecimento de ensino apresenta. Sendo uma escola com grandes áreas de jardim, este espaço debate-se com a falta de funcionários; a pintura de bancos, o cultivo de um terreno junto ao pavilhão e a realização de uma campanha de sensibilização para uma adequada utilização dos eco-pontos são algumas das actividades que podem ser levadas a cabo pelos alunos.Nesta primeira reunião do Conselho Eco-Escolas ficou, ainda, decidido que vai ser proposto ao conselho pedagógico o dia 3 de Maio para ser assinalado como o Dia Eco-Escola. Uma acção de formação tanto para alunos, como para professores e funcionários foi uma sugestão deixada pela coordenadora e que, de pronto, recebeu a aprovação dos presentes.

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