segunda-feira, novembro 13, 2006

Sobre os professores de Moral


Testemunho dos professores é factor de sucesso de EMRC
D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, esteve pela primeira vez com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica da diocese, numa acção de formação. Em sintonia com o plano diocesano sob o tema “A minha vocação é o meu caminho para ser feliz”, o Secretariado de Diocesano de Educação Cristã promoveu a primeira das três acções planeadas para o ano lectivo, destinadas aos docentes de EMRC.
A diocese apresenta uma grande disponibilidade para apoiar o trabalho realizado pelos professores mas pede igualmente um “forte empenho dos professores nas escolas, no seu testemunho dando imagem de Igreja” referiu à Agência ECCLESIA, Davide Ferreira, responsável pelo Ensino Religioso nas Escolas, recordando a mensagem que D. Ilídio Leandro transmitiu aos docentes. O mais importante é o testemunho de alegria na vocação que se tem, “de estar bem no que se faz” motivando os alunos para um projecto escolar e de vida “aliciante” aponta Davide Ferreira.
O programa da acção de formação abriu espaço para que o Bispo de Viseu recebesse propostas de como na diocese se pode realizar este plano pastoral nas escolas com o contributo dos professores de EMRC, que expuseram também as dificuldades com que se deparam. “O grande problema neste momento que vivemos é a reformulação dos horários no primeiro ciclo” aponta o responsável do Ensino Religioso nas Escolas. Com a carga de horários e as actividades de enriquecimento curricular não há espaço para leccionar a disciplina de EMRC. “No primeiro ciclo vivemos uma luta e enquanto não houver um acordo entre a Igreja e o Estado esta situação vai manter-se” lamenta acrescentando que a legislação que existe não “surte efeito”. O panorama nos restantes ciclos e secundário é diferente, “com uma percentagem de alunos muito razoável” acrescenta, com uma grande dedicação e empenho por parte dos professores. “Existem professores que dizemos «ganharam a escola» por aquilo que fazem como profissionais competentes, com dedicação e bom relacionamento na comunidade escolar” afirma, com número de frequência na disciplina em “algumas escolas oficiais a rondar os 100%” conclui.

Sem comentários: