1ª fase (antes de 1974):
O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor.
2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.
3ª fase (actual):O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvocasos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculumvitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própriafamília.
4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...
Apetece acrescentar uma 5ª fase:
Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam matricular-se. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros como consultores privados do 1º Ministro, equiparados a Chefe de Gabinete, com direito a subsídio de almoço e de transporte.
1 comentário:
São resultados inevitáveis das incongruências pedagógicas introduzidas no nosso Ensino há 30 anos, agravados pelas intervenções administrativas irreflectidas. As principais são duas: o método global de ensino de leitura, e a recusa de usar e desenvolver as capacidades de memorização sistematizada dos alunos. Para mais detalhes, recomenda-se o nosso blog.
Leia e divulgue!
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