quinta-feira, outubro 11, 2007

Professores: SPNorte critica «processos indignos democracia»

O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) condenou hoje o recurso a efectivos policiais na «ofensiva contra os sindicatos», numa alusão a vários incidentes ocorridos recentemente, considerando tratar-se de «processos indignos em democracia».
Para a direcção do sindicato, as situações que se registaram nos últimos dias «visam pôr em causa um dos pilares da democracia - os sindicatos - e o direito à opinião e à manifestação».
Num comunicado enviado à Lusa, o SPN recorda a «afronta» ocorrida segunda-feira na Covilhã, quando agentes da PSP se deslocaram à sede do Sindicatos dos Professores da Região Centro, onde questionaram os funcionários sobre a iniciativa que estaria a ser preparada para receber José Sócrates durante uma visita à cidade.
O SPN, que manifesta «grande perplexidade» com esta situação, recorda outros incidentes, que ocorreram a 5 de Outubro, quando o primeiro-ministro se referiu aos sindicatos «numa atitude reveladora de desprezo», e a 7 de Outubro, quando uma intervenção da GNR em Montemor-o-Velho impediu uma manifestação de protesto contra o governo.
Neste quadro, o SPN apela aos educadores e professores para que «não deixem passar em claro esta tentativa de condicionar os sindicatos» e, nesse sentido, participem na manifestação que a CGTP promove a 18 de Outubro em Lisboa, por ocasião da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Europeia.


Diário Digital / Lusa
10-10-2007 16:55:00

Sem comentários: