sexta-feira, outubro 12, 2007

Sindicato apresenta queixa contra GNR


A visita policial à sede do Sindicato dos Professores da Região Centro, na Covilhã, continua envolta em polémica. À margem deste caso, o sindicato anuncia, em comunicado, que irá entregar no Ministério Público de Montemor-o-Velho uma queixa contra a actuação do chefe de posto da GNR que, no passado dia 7, esteve presente numa manifestação e «na óptica do SPRC não só abusou do poder (...) como apresentou uma atitude persecutória dos cidadãos ali presentes».
No comunicado enviado ao PortugalDiário, o SPRC garante ainda que, no caso da visita da polícia às instalações do sindicato, é «mentira» que tenha sido a estrutura sindical a avisar as autoridades da manifestação nesta terça-feira, uma vez que esta foi marcada e organizada pela União dos Sindicatos.
Mas o sindicato nega ainda que tenha solicitado uma reunião à governadora civil, e até que tenha oferecido um café aos agentes policiais, o que foi noticiado na imprensa. «Não por má educação do funcionário, mas por não haver máquina de café na sede do Sindicato».
Apesar da ironia do comunicado, o SPRC «manifesta a sua profunda surpresa» pelo facto de se afirmar que havia, ontem, uma «inclinação quanto às conclusões do inquérito se, a essa hora, o funcionário e a dirigente sindical ainda não tinham sequer sido ouvidos?»
O sindicato espera que o inquérito não seja «desacreditado» e «não acredita que as conclusões possam ser manipuladas por interesses que não sejam os do apuramento da verdade dos factos».
Quem ordenou a visita da polícia?
O comunicado sublinha ainda que o sindicato não pretende responsabilizar os agentes, mas sim apurar as responsabilidades políticas pelo sucedeu «pela primeira vez, em 25 anos de vida do sindicato, o que retira à operação qualquer carácter de rotina». Para o sindicato é «preciso saber quem ordenou a visita, quais as verdadeiras razões e responsabilizar o decisor por uma acção reprovável e repugnate à luz das regras da democracia».

Sem comentários: