quarta-feira, novembro 07, 2007

Auto-avaliação das escolas em análise


Sara R. Oliveira 2007-11-07
Diagnosticar obstáculos, partilhar experiências e construir quadros referenciais de avaliação num seminário que tem lugar no dia 24 na Universidade do Minho.
Discutir políticas de avaliação escolar é um dos principais objectivos do seminário "Auto-avaliação de escola: Conhecer para aprender, aprender para melhorar" que tem lugar a 24 de Novembro no complexo pedagógico 1 da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, Braga. A necessidade de esclarecer e debater perspectivas que os vários intervenientes têm da avaliação de escola, a reflexão sobre os meios que habilitem os actores educativos a desenvolver dispositivos de auto-avaliação, são duas das razões que justificam a realização do encontro. "O acto de avaliar reveste-se de enorme complexidade pois se, por um lado, é sempre um acto inacabado, por outro, é sempre um acto interpretativo, que resulta de diferentes olhares sobre a escola", sublinha a organização do seminário, a cargo dos departamentos de Currículo e Tecnologia Educativa e de Sociologia da Educação e Administração Educacional do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. A auto-avaliação como meio de aprendizagem e que tem a tarefa de responder a novos e constantes desafios está assim em destaque no seminário, em que os participantes estão disponíveis para compreender as potencialidades da avaliação escolar como um caminho para o desenvolvimento profissional. Diagnosticar obstáculos, partilhar experiências, construir quadros referenciais que agilizem processos de avaliação, estão também no programa. O seminário pretende abranger um vasto público. Nesse sentido, o convite dirige-se às equipas de auto-avaliação, presidentes dos conselhos executivos e pedagógicos, directores de centros de formação de professores, coordenadores de departamentos curriculares, professores dos ensinos Básico e Secundário, educadores, especialistas na área da Educação e alunos de pós-graduações da vertente educacional. "Políticas de avaliação de escola: regulação ou emancipação?" é o tema do primeiro painel do seminário, que começa às 9h30. "Auto-avaliação de escola: das intenções às acções" junta à mesma mesa vários responsáveis educativos, nomeadamente a presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Natália Cabral, a partir das 11h15. Na parte da tarde, passa-se da teoria à prática com vários workshops com um objectivo comum: construir quadros referenciais para avaliar, ao nível da escola, dos professores e dos alunos. Na sessão plenária, marcada para as 17h00, faz-se uma síntese do trabalho realizado nas oficinas e os participantes partilham e analisam conclusões.

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