segunda-feira, janeiro 19, 2009

Centenas de professores protestam em Braga, Viseu e Guarda

17h46m
Centenas de professores manifestaram-se esta segunda-feira em Braga, Viseu e na Guarda contra a avaliação e o Estatuto da Carreira do Docente, no mesmo dia em que os sindicatos do sector convocaram mais uma greve nacional.

Em Braga, algumas centenas de professores concentraram-se junto ao Governo Civil, exigindo a suspensão do actual modelo de avaliação e protestando contra "o clima de intimidação e ameaça instaurado pelo Ministério da Educação".
Um grupo de professores da Plataforma Sindical do sector foi recebido por um representante do Governo Civil, a quem entregou um Caderno Reivindicativo.
No local, vários dirigentes sindicais, entre as quais Júlia Vale, do Sindicato dos Professores do Norte, pediram "uma revisão do Estatuto que elimine a divisão da carreira em categorias, que estabeleça um modelo de avaliação pedagogicamente construído e garanta a abolição das quotas".
Em Viseu, cerca de 300 professores assinalaram o dia de greve com uma manifestação, num distrito onde, segundo fonte sindical, metade das escolas básicas, de 2º e 3º ciclo e secundárias estiveram encerradas.
Os professores concentraram-se no Rossio e, aproveitando uma pausa da chuva, deslocaram-se ao Governo Civil para entregar um abaixo-assinado onde é exigida a revogação do actual Estatuto de Carreira Docente.
Em frente do Governo Civil, Francisco Almeida, representante do Sindicato dos Professores da Região Centro em Viseu, anunciou que a adesão à greve de hoje "é superior à de Dezembro".
Na Guarda, cerca de duas centenas de professores de escolas da região participaram num "cordão humano" para apelar à "suspensão da avaliação" porque "não serve para a paz nas escolas".
Apesar das condições climatéricas adversas, os manifestantes percorreram a pé o trajecto entre a central de camionagem e o centro da cidade, terminando com uma concentração em frente do Governo Civil da Guarda.
Segundo a sindicalista Sofia Monteiro, coordenadora distrital do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), pelos dados recolhidos, a adesão à greve a nível distrital "está acima dos 95%".
Pelas indicações do SPRC, no distrito da Guarda, a adesão à greve foi de 100% em Figueira de Castelo Rodrigo, Celorico da Beira, Trancoso, Meda, Manteigas e Sabugal e de 98% em Almeida, Pinhel e Vilar Formoso.

Sem comentários: