segunda-feira, janeiro 19, 2009

Escolas sem aulas e a funcionar a meio gás em todo o País

Escolas de todo o país começaram hoje o dia sem aulas ou a funcionar a meio gás por causa da greve de professores, constatou a Lusa numa ronda por diversos estabelecimentos de ensino.
Na secundária Jaime Cortesão, em Coimbra, por exemplo, onde esteve Mário Nogueira, o porta-voz da plataforma sindical que convocou o protesto, não houve aulas no início da manhã e os poucos alunos que estavam na escola às 08:30 preparavam-se para regeressar a casa.
Também na EB 2/3 D. Afonso III, em Faro, onde estudam cerca de 600 alunos, só houve uma aula à primeira hora. Dezenas alunos estavam concentrados no exterior da escola, assegurando não ter aulas. Nas grades que cercam o recinto, está colado um cartaz onde se lê: «Professores e educadores todos juntos em luta por um estatuto profissional digno e valorizado».
Ainda em Faro, na escola básica do Carmo também só um dos seis professores que habitualmente dão aulas logo de manhã estava hoje na escola.
Em Torres Vedras, a escola Secundária Madeira Torres está encerrada. A outra secundária da cidade tem as portas abertas, mas há muitos alunos sem aulas.Em Lisboa, na secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, o cenário encontrado pela Lusa à mesma hora era semelhante: uma parte dos alunos tiveram mesmo de ficar na escola, porque muitos professores decidiram não fazer greve. Um funcionário da escola disse à Lusa que o parque de estacionamento costuma estar cheio logo de manhã, mas hoje tem apenas metade dos carros do que é normal.
Ainda em Lisboa, a secundária do Restelo está aberta, mas a Lusa encontrou muitos alunos no recinto sem aulas.
Em Leiria, as principais escolas secundárias da cidade encontram-se de portas abertas, mas não a funcionar normalmente, devido à greve dos professores.
O mesmo sucede nos concelhos da Marinha Grande e Alcobaça. Neste último, fonte do conselho executivo da Secundária D. Pedro I informou que dos quase cem professores do estabelecimento, «50 por cento estão a fazer greve».

Sem comentários: