domingo, janeiro 18, 2009

PCP: Jerónimo de Sousa acusa primeiro-ministro de ter mentido aos portugueses

Alpiarça, Santarém, 17 Jan (Lusa) - O secretário-geral do PCP acusou hoje o primeiro-ministro de ter "mentido" ao povo português, servindo não a maioria que o elegeu mas os interesses dos que hoje "dramatizam uma situação de caos para o país sem Sócrates".
Jerónimo de Sousa, que encerrou um encontro de quadros deste partido do distrito de Santarém, afirmou que o Governo socialista "anda há quatro anos a apregoar o sucesso económico e a modernidade da sociedade, mas termina a legislatura sem cumprir nenhum dos grandes objectivos económicos e sociais que anunciou ao país".
Afirmando que o PS conseguiu a maioria absoluta porque prometeu desenvolvimento económico, baixa de impostos, criação de 150.000 novos postos de trabalho, reformas superiores a 300 euros, o líder comunista disse que essas foram "bandeiras" que "enganaram tanta gente".
"Aqui chegados, há razão para dizer que José Sócrates mentiu ao povo português. Não cumpriu porque se pôs do lado não da maioria que lhe deu os votos, mas do grande capital. A esses sim, serviu os interesses", afirmou.
São estes interesses que, segundo Jerónimo de Sousa, hoje "estão preocupados com o destino do Governo do PS e de José Sócrates" e "dramatizam uma situação de caos para o país sem Sócrates", desenvolvendo uma "campanha que anuncia um país ingovernável sem Sócrates".
"O apocalipse do cenário está montado: ou José Sócrates ou o dilúvio", afirmou, acusando esses interesses de, ao apelarem à unidade das forças partidárias como um "imperativo para conter a crise", quererem que os portugueses "se resignem".
Acusando o PS de protagonizar "a mais cínica forma de acção política" ao "dar-se ares de esquerda", Jerónimo de Sousa considerou "hipocrisia" vir garantir-se aos portugueses que "vão passar a viver melhor, com mais rendimentos em 2009, apesar da crise e da recessão económica".
"É espantoso. É, no mínimo, preciso ter lata, que, num quadro de crise, venha um ministro dizer que o ano até nem vai ser mau para os rendimentos das famílias. É quase como dizer então viva a crise", afirmou.
No final de um encontro que se destinou a aprovar um "plano de trabalho para 2009", com o objectivo de "intensificar a luta" e preparar os três actos eleitorais - europeias, legislativas e autárquicas -, Jerónimo de Sousa apelou à mobilização para "a grande jornada nacional de luta" agendada para 13 de Março, em Lisboa, e à adesão maciça à greve de professores de segunda-feira.
Para o líder do PCP, o Governo deve suspender "de imediato" o modelo de avaliação dos professores e "entrar de forma séria num processo negocial com as organizações sindicais, que permita encontrar um modelo alternativo que valorize a profissão".
O secretário-geral do PCP acusou o Governo de ter passado "da ofensa e da calúnia à chantagem e à ameaça" e de estar a procurar dividir os professores para diminuir a sua capacidade de luta.
"Ainda não perceberam que cada vez que falam sobre o conflito que abriram com os professores, isso tem como efeito imediato criar mais revolta e uni-los ainda mais", disse, considerando que o Governo tem sido "mais parte do problema do que da solução".
Jerónimo de Sousa afirmou ainda que o PS apenas espera que passe o período eleitoral para "retomar o mesmo caminho de destruição" do Serviço Nacional de Saúde, só travado graças à "luta ampla e vigorosa das populações".
MLL.
Lusa/fim

Sem comentários: