segunda-feira, janeiro 19, 2009

A culpa é dos professores



Escrito por Noel Petinga Leopoldo
19-Jan-2009


Não há família portuguesa que não tenha uma mão cheia de estórias envolvendo falhas de professores. O povo latino é, essencialmente, canalha e não tem qualquer vislumbre do valor da pedagogia. A escola é para ir pedir satisfações aos profs., ralhar com eles e, se os ventos correrem de feição, bater-lhes impunemente...esse é o verdadeiro valor da pedagogia.
Entre um qualquer português e o caminho do sucesso absoluto há sempre um obstáculo, um professor qualquer...”esse grand malandre disse qu’a minha filha era malcriada...olha a minha filha...ele devia era ver-se ó espelhe...quem é qu’ele pensa que é, óh... Ao português era merecido o céu, mas na sua história de vida há, de certeza, um professor que o traumatizou, que o ofendeu, que não lhe deu a nota certa, isto é, um diabo perverso que só tira gozo quando maltrata os alunos. Será que os culpados disto são os Pink Floyd e o seu milionaríssimo “The Wall”? (Não! A canalhada portuguesa não precisa de inspiração para falar mal dos professores...está-lhes no sangue.)
Quando os políticos gastam as suas parcas energias discutindo a terminologia, não o essencial, de quem é a culpa? É dos professores!Quando os banqueiros roubam aos milhões e se diz que houve desvio de fundos, de quem é a culpa? É dos professores!Quando um drogado rouba 5 euros e se diz que é um ladrão sacana, de quem é a culpa? É dos professores!Quando o governo não consegue (nem se atormenta com...) resolver os problemas dos mais carenciados, de quem é a culpa? É dos professores!Quando o desemprego sobe, e os ladrões de casaca ficam do lado de fora das cadeias, de quem é a culpa? É dos professores!Quando Sócrates se vê obrigado a tirar uma licenciatura em regime ‘simplex’, de quem é a culpa? É dos professores! Quando as empresas não produzem o necessário porque a administração não sabe para mais, ou, simplesmente, achou que seria melhor colocar o dinheiro na carteira, de quem é a culpa? É dos professores!Quando as empresas deslocalizam em demanda de mão-de-obra (ainda mais) escrava, de quem é a culpa? É dos professores!Quando a galinha do vizinho é melhor do que a minha, de quem é a culpa? É dos professores!Quando a vida não é aquilo que nós queríamos, de quem é a culpa? É dos professores!Quando o analfabetismo dá lugar à iliteracia (um nome muito mais bonito), de quem é a culpa? É dos professores!Quando Cavaco seniliza a olhos vistos, de quem é a culpa? É dos professores! (por acaso a mulher foi professora...)Quando os tribunais são assaltados e caem pedaços de esquadra em cima dos ocupantes, de quem é a culpa? É dos professores!Quando um burgesso novo-rico arrota na cara de um funcionário público os milhares resultantes da fuga ao fisco, de quem é a culpa? É dos professores!Quando um empresário de sucesso declara ganhar o salário mínimo...ainda bem que já aumentou 23 euros...coitadinho, podia lá governar-se com tão pouco..., de quem é a culpa? É dos professores!Quando a escola serve apenas para ‘ir pôr’ os filhos, de quem é a culpa? É dos professores!Quando a sanidade dos portugueses com dificuldades está a ser minada por políticos e amigos: banqueiros, administradores de empresas públicas e corja da mesma estirpe, de quem é a culpa? É dos professores!Quando Portugal deixa de estar na cauda da Europa, e passa a ser o ânus da mesma, de quem é a culpa? Também é dos professores?
Não, é dos saloios que nos governam!

P.S. Na segunda, mandemos às urtigas a ministra, a corja, o ECD, os sectários de estado, e os 70 euros do salário. Se não o fizermos, e a ministra acabar o ‘servicinho’, de quem é a culpa? ...nem mais!

Jornal de Peniche

Sem comentários: