terça-feira, novembro 11, 2008

Manuel Alegre renova críticas a Maria de Lurdes Rodrigues

O deputado socialista Manuel Alegre renovou hoje críticas à ministra da Educação, dizendo que já perdeu a paciência para lógicas do «quero, posso e mando», que são insuportáveis num Governo apoiado pelo PS

As palavras do ex-candidato presidencial foram proferidas na sessão de lançamento do número dois da revista Ops!, Opinião Socialista.

«Não retiro nenhuma das críticas que fiz à ministra da Educação [Maria de Lurdes Rodrigues], chocou-me profundamente a sua inflexibilidade, até porque já passei por muitas coisas pela minha vida e já travei muitos combates», começou por advertir o vice-presidente da Assembleia da República.

Alegre referiu então que teve de «suportar muitos ministros durante a ditadura e muitas coisas após o 25 de Abril de 1974».

«Com a idade que tenho e com os combates que travei não tenho mais paciência para suportar o quero posso e mando, a ideia que se pode ter toda a razão contra tudo e contra todos. Isto não é suportável, não é suportável por parte de um Governo apoiado pelo PS, que tem uma tradição e uma cultura democrática; e não é suportável por aqueles que prezam sobretudo a democracia», declarou.

Manuel Alegre contrapôs depois que a democracia «é feito de confronto, mas também de diálogo e de tolerância».

«Ninguém põe em causa a necessidade de avaliação, mas penso que se está a cometer um erro estratégico, porque não se pode governar para as estatísticas, não se pode passar de um laxismo a um excesso de burocracia e facilitismo, porque a falta de exigência degrada a escola pública», acrescentou.

O deputado socialista fez ainda um apelo para que termine «este clima de guerra civil permanente».

«Não é vergonha abrir ao diálogo. O que não é próprio da democracia é a teimosia e inflexibilidade», disse.

Lusa/SOL

Sem comentários: