domingo, novembro 09, 2008

Modelo de avaliação «não saiu de nenhuma cartola», diz ministra

A ministra da Educação exortou, este sábado, os sindicatos a cumprir o memorando acordado para o modelo de avaliação de professores, depois de mais de «cem reuniões». Perante uma manifestação que reuniu mais de cem mil professores contra o novo processo de avaliação de desempenho, Maria de Lurdes Rodrigues frisou que a aplicação do modelo é difícil, acrescentando, no entanto, que desistir não é solução.

«É sempre necessário ter em atenção aquilo que são as divergências e as dificuldades dos processos de concretização das políticas, mas não podemos nunca perder a noção do que é o interesse público e o do país», disse Maria de Lurdes Rodrigues, para garantir que vai manter o processo de avaliação dos docentes.

Se a aplicação do novo processo de avaliação de desempenho «fosse fácil», continuou, o país não teria convivido, durante mais de 30 anos, com um modelo de avaliação que «tratava de forma igual os professores».

O «modelo de avaliação não saiu de nenhuma cartola», frisou, acrescentando que «não tem sentido falar de outro modelo» nesta altura.

Maria de Lurdes Rodrigues reafirmou esperar que os sindicatos «cumpram a lei e aquilo que foi acordado», no memorando de entendimento aprovado, após «mais de cem reuniões» entre a tutela e os sindicatos.

Numa declaração aos jornalistas, no Porto, a governante disse ainda que, «pesar da manifestação», aquilo que a «preocupa é que a avaliação continue a concretizar-se nas escolas», lembrando que o pior momento que passou enquanto ministra foi a greve aos exames nacionais.

Perante a manifestação, a ministra lembrou também que o novo modelo «prevê um espaço próprio para discussão» e está «validado por um concelho científico». «Quando alguém negoceia de boa-fé espera o cumprimento daquilo que está acordado», reforçou.

Sem comentários: