domingo, novembro 09, 2008

Sócrates deve explicar porque não respeita os professores, diz BE

O líder do Bloco de Esquerda considerou, este sábado, que o primeiro-ministro tem de explicar porque é que «não respeita os professores». Para Francisco Louçã, o Governo está a submeter as escolas a um «processo tormentoso de confusão burocrática».

Em declarações à TSF, o bloquista defendeu que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, devia sair, mas «como o primeiro-ministro não deixa», é com ele que se deve «acertar contas».

Para Francisco Louçã, é José Sócrates quem «tem de responder porque é que não respeita os professores e as escolas e porque é que não compreende o que se está a passar».

«Estes professores são a garantia de que tem de haver uma educação para a igualdade e para a qualificação em Portugal. Em contrapartida, o Ministério da Educação e o Governo submetem hoje as escolas a um processo tormentoso de confusão burocrática», acrescentou.

Estas declarações surgem depois da titular da pasta da Educação ter reagido a uma manifestação de milhares de professores contra o novo processo de avaliação dos docentes, garantindo que o novo modelo é para manter.

Professores de todo o país manifestaram-se, esta em Lisboa contra o modelo de avaliação de desempenho, contestando também o diploma de concursos de colocação de docentes e o novo regime de gestão e administração escolar, num protesto convocado por todos os sindicatos do sector.

Sem comentários: