quarta-feira, novembro 05, 2008

1500 alunos do secundário protestam sob forte chuva em Lisboa


05.11.2008 - 11h17 Lusa
Perto de 1500 alunos do ensino secundário estão hoje a manifestar-se em Lisboa, sob forte chuva, contra o regime de faltas criado pelo Estatuto do Aluno e exigindo a demissão da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

Pouco depois das 10h30, os alunos saíram do Marquês de Pombal em direcção ao Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, obrigando ao corte do trânsito na Avenida Fontes Pereira de Melo, no sentido Marquês - Saldanha.

Segundo o subcomissário da PSP Silvério Costa, estão a dirigir-se para o Ministério cerca de 1500 alunos. Já o coordenador da Plataforma Estudantil "Directores Não!", um dos movimentos que dinamiza o protesto, assegura que "há mais de 1500" estudantes na manifestação.

No protesto encontram-se alunos de escolas secundárias dos concelhos de Oeiras, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, sendo que, segundo os alunos, as secundárias Camilo Castelo Branco, Amélia Rey Colaço e Luísa de Gusmão foram mesmo totalmente encerradas.

"Está na hora de a ministra ir embora" é a palavra de ordem proferida na manifestação, ao longo da qual há várias faixas onde pode ler-se: "Não há ministra que corte a raiz ao movimento", "A educação não é um negócio" e "Diz não ao Estatuto do Aluno".

Os estudantes do ensino básico e secundário realizam hoje um "Dia Nacional de Luta", com manifestações um pouco por todo o país contra o novo regime de faltas e a criação da figura do director nas escolas.

Sem comentários: